Extensão, inclusão social e linguagem:
o curso “Língua Portuguesa: comunicação eficaz na UFABC”
Palavras-chave:
Extensão, Inclusão Social, LinguagemResumo
A linguagem é um sistema de comunicação que garante a todos aqueles que conhecem seus signos uma interação social. Partilhar o mesmo sistema de sinais insere o indivíduo em uma determinada cultura. Dessa forma, a linguagem traz consigo elementos necessários à inclusão. Neste artigo, apresentamos os resultados de um curso de Língua Portuguesa direcionado a funcionários terceirizados, por meio de um edital específico de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC). Discutimos as expectativas e desafios da universidade para alcançar a inclusão social, seja pelo uso da linguagem, com a abordagem dos conceitos de Bakhtin (2014), ou pelas metas e ações que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional ”“ PDI (2013 ”“ 2022) da UFABC. A partir da experiência da coordenação desse curso e de questionários aplicados antes e depois de sua oferta, concluímos que ações desse tipo são importantes para inclusão de membros da comunidade universitária, mas que a sua descontinuidade e a falta de conhecimento sobre as necessidades de seus diferentes públicos podem provocar um desequilíbrio nas oportunidades oferecidas pela universidade.
Downloads
Referências
______. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BORDENAVE, Juan Díaz. A formação universitária exige integração e equilíbrio nos componentes do triângulo educativo. In: Formação & transformação. ROLLEMBERG, Marcello (org.). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 25 out. 2018.
______. Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm . Acesso em 15 nov. 2108.
______. Lei 13.467, de 13 de julho de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13467.htm. Acesso em 08 dez. 2018.
LUPIA, Márcia de Oliveira; SILVA, Cleide Lima da. Apostila. Língua Portuguesa: comunicação eficaz na UFABC. Santo André, 2015.
MEC/SESu; UFPR; UESC. Avaliação Nacional da Extensão Universitária/Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Coleção Extensão Universitária. v. 3 [Brasília]: MEC/SESu; [Paraná]: UFPR; [Ilhéus (BA)]:UESC, 2001
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. In: Interfaces. Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul. / nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5. Acesso em: 25 out. 2018.
UFABC. Propostas para o Programa de Capacitação de Terceirizados da UFABC 2015. Edital 005/2015. Disponível em: http://proec.ufabc.edu.br/editais-e-formularios/editais-em-parceria/propostas-pct-ufabc-2015 . Acesso em 20 out. 2018.
UFABC. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2022. 2013. Disponível em: http://propladi.ufabc.edu.br/images/PDI/livro_pdi.pdf. Acesso em 08 dez. 2018.
UFABC. Reitoria. Portal do Servidor. Portaria da Reitoria nº1.001 de 16 de dezembro de 2014. Disponível em: http://www.ufabc.edu.br/images/servidor/capacitacao/portaria-1001-2014-capacitacao-e-qualificacao.pdf . Acesso em: 15 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).