O egresso de Letras-Inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso

Autores

Palavras-chave:

egresso; formação profissional; inserção social; letras; professor.

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou a investigar a inserção profissional dos alunos egressos do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB), bem como levantar dados sobre sua percepção sobre a qualidade de sua formação profissional inicial e sua atuação no mercado de trabalho. O estudo foi uma demanda da universidade, como parte das ações estratégicas de atendimento ao programa de autoavaliação institucional preconizada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A totalidade de participantes nesta pesquisa corresponde a 69 egressos formados entre os anos de 2005 a 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online e os resultados revelam que a maior parcela dos egressos é atuante na área de ensino da língua estrangeira e tem sua inserção no mercado de trabalho distribuída entre diversos contextos de ensino públicos e privados. Quanto à avaliação que fazem do curso e de sua formação na graduação, os egressos percebem que tiveram uma ótima formação linguística, porém indicam melhorias necessárias especialmente quanto à formação pedagógica e à infraestrutura da universidade disponível para o curso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e atualizada. Coimbra: Edições 70, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara Superior de Educação. Parecer No. 492, 2001.

BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; MOLINA, Mônica Castagna. Estudo com egressos da Licenciatura em Educação do Campo na UnB no contexto da expansão da Educação Superior. XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS, Maringá, 2016. Anais… Maringá: UEM, 2016. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos/e_7/7-012.pdf. Acesso em 5 de set. 2019.

COELHO, Maria do Socorro da Costa. Egresso e universidade. Jornal da Universidade Federal do Pará. Nº 130. Abril e Maio de 2016. Disponível em: http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2009/3-edicao-72/27-egresso-e-universidade. Acesso em: 15 ago. 2020.

COSTA, Eduardo Antonio de Pontes; SILVA, Severino Bezerra. O magistério em educação de jovens e adultos na perspectiva do egresso do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, vol. 7, n. 2, p. 444-465, 2016.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Rev. Contab. Finanç., v.16 n. 37, São Paulo, Jan./Apr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772005000100006. Acesso em: 15 ago. 2020.

SECRETARIA DE TRABALHO. Salário mínimo será de R$ 1.045 a partir de fevereiro. Publicado em 14 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/01/salario-minimo-sera-de-r-1-045-a-partir-de-fevereiro. Acesso em: 15 ago. 2020.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. INSTITUTO DE LETRAS. Projeto pedagógico do curso de graduação em Licenciatura em Letras-Inglês. Brasília: 2020.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. DECANATO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES GERAIS. Pesquisa de egressos da graduação ano-base 2018 - RAIS 2018: análise dos egressos da graduação da UnB do curso de Letras: opção Língua Inglesa e Respectiva Literatura. Brasília: 2020. Disponível em: https://avaliacao.unb.br/images/pesquisaegressos/2020/11/Rais_Grad_IL_lingua_inglesa_e_respectiva_literatura.pdf. Acesso em 10 set. 2022.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. DECANATO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES GERAIS. Egressos RAIS: análise dos egressos da graduação da UnB do curso de Letras. Brasília: 2019. Disponível em: https://avaliacao.unb.br/images/pesquisaegressos/2019/Rais_Letras.pdf. Acesso em 10 set. 2022.

BERTÃO, Naiara. Veja o salário médio de um professor em cada estado brasileiro. Valor Econômico, São Paulo, 16 out. 2021. Valor Investe. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2021/10/16/veja-o-salario-medio-de-um-professor-em-cada-estado-brasileiro.ghtml. Acesso em: 10 set. 2022.

Downloads

Publicado

10-04-2023

Como Citar

TESSINARI, Luiz Felipe Pereira; BORGES-ALMEIDA, Vanessa. O egresso de Letras-Inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 107–129, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44989. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo