PEER COACHING AS AN ALTERNATIVE TO PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS: A PROMISING OPTION?

Autores

  • Bernd Renner Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Treinamento de professores; Formação continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores.

Resumo

Durante décadas, as propostas para uma formação continuada de professores têm influenciado a área de educação em todo o mundo, o que se reflecte no aumento das publicações nesta área. No entanto, nem todos os esforços feitos em busca de iniciativas adequadas foram coroadas com sucesso. Muitas tentativas realizadas em instituições educacionais não mostram os efeitos desejados, devido a uma série de razões. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo examinar de que forma peer coaching pode ser um instrumento eficaz para o desenvolvimento profissional de professores em serviço. Este artigo, portanto, dá uma visão geral inicial sobre as origens do peer coaching e, posteriormente, define-o e o descreve, apresentando abordagens diferentes e examinando algumas pesquisas existentes e direcionadas. Com base na avaliação dos resultados dessa pesquisa, este artigo defende peer coaching como instrumento próspero para o desenvolvimento de professores no contexto da formação contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. O Professor de Língua Estrangeira em Formação. 3. ed.
Campinas: Pontes Editores, 2009.
BARTH, R. S. Introduction. In: GOTTESMAN, B. Peer Coaching for Educators. 2ª. ed.
Lanham: The Scarecrow Press, 2000. p. xiii-xiv.
BECKER, J. M. Peer Coaching for Improvement of Teaching and Learning. [S.l.]: [s.n.], 2011.
CARO, D.; ROBBINS, P. Talk Walking: Thinking on Your Feet. A Strategy for Professional Enrichment, Experience and Exercise. The Developer, November 1991.
FLINDERS, D. Teacher Isolation and the New Reform. Journal of Curriculum and Supervision, 1988. 17-29.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
GOTTESMAN, B. Peer Coaching For Educators. 2ª. ed. Lanham, US: The Scarecrow Press, 2000.
HARGREAVES, A. Teacher Development and Teachers´ Work: Issues of Time and Control. Teacher Development and Teachers´ Work: Issues of Time and Control. Toronto: [s.n.]. 1989.
HORNBERGER, B. Follow-up of online instruction: Effectiveness of peer coaching seminar course. PRISM technical report. (Report No. PRISM-3)., North Dakota Center for Persons with Disabilities, Minot. , 2002.
ROBBINS, P. How to Plan and Implement a Peer Coaching Program. Alexandria: ASCD, 1991.
SHOWERS, B.; JOYCE, B. The Evoluation of Peer Coaching. Improving Professional Practice, v. 53, n. 6, p. 12-16, 1996.
SHULMAN, L. Address/paper presented at. Annual Conference of the Association for Supervision and Curriculum Development. San Francisco: [s.n.]. 1991.
SLATER, C. L.; SIMMONS, , D. L. The design and implementation of a peer coaching program. American Secondary Education, 2001. 67 ”“ 76.
VIDMAR, D. J. Reflective peer coaching: Crafting collaborative self ”“ assessment in teaching. , 20(3),. Science Direct, 2006. 135 ”“ 148.
ZWART, R. C. et al. Experienced teacher learning within the context of reciprocal peer coaching. Teachers and Teaching, 2007. 165 ”“ 187.
ZWART, R. C. et al. Teacher learning through reciprocal peer coaching: An analysis of activity sequences. Teaching and Teacher Education, Zwart, R. C., Wubbels, T., Bolhuis, S., & Bergen, T. C. M. , 2008. 982 ”“ 1002.
ZWART, R. et al. Which characteristics of a reciprocal peer coaching context affect teacher learning as perceived by teachers and their students? Journal of Teacher Education, 2009. 243 ”“ 257.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

RENNER, Bernd. PEER COACHING AS AN ALTERNATIVE TO PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS: A PROMISING OPTION?. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 23, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9467. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo