PEER COACHING AS AN ALTERNATIVE TO PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS: A PROMISING OPTION?
Palavras-chave:
Treinamento de professores; Formação continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores.Resumo
Durante décadas, as propostas para uma formação continuada de professores têm influenciado a área de educação em todo o mundo, o que se reflecte no aumento das publicações nesta área. No entanto, nem todos os esforços feitos em busca de iniciativas adequadas foram coroadas com sucesso. Muitas tentativas realizadas em instituições educacionais não mostram os efeitos desejados, devido a uma série de razões. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo examinar de que forma peer coaching pode ser um instrumento eficaz para o desenvolvimento profissional de professores em serviço. Este artigo, portanto, dá uma visão geral inicial sobre as origens do peer coaching e, posteriormente, define-o e o descreve, apresentando abordagens diferentes e examinando algumas pesquisas existentes e direcionadas. Com base na avaliação dos resultados dessa pesquisa, este artigo defende peer coaching como instrumento próspero para o desenvolvimento de professores no contexto da formação contínua.
Downloads
Referências
Campinas: Pontes Editores, 2009.
BARTH, R. S. Introduction. In: GOTTESMAN, B. Peer Coaching for Educators. 2ª. ed.
Lanham: The Scarecrow Press, 2000. p. xiii-xiv.
BECKER, J. M. Peer Coaching for Improvement of Teaching and Learning. [S.l.]: [s.n.], 2011.
CARO, D.; ROBBINS, P. Talk Walking: Thinking on Your Feet. A Strategy for Professional Enrichment, Experience and Exercise. The Developer, November 1991.
FLINDERS, D. Teacher Isolation and the New Reform. Journal of Curriculum and Supervision, 1988. 17-29.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
GOTTESMAN, B. Peer Coaching For Educators. 2ª. ed. Lanham, US: The Scarecrow Press, 2000.
HARGREAVES, A. Teacher Development and Teachers´ Work: Issues of Time and Control. Teacher Development and Teachers´ Work: Issues of Time and Control. Toronto: [s.n.]. 1989.
HORNBERGER, B. Follow-up of online instruction: Effectiveness of peer coaching seminar course. PRISM technical report. (Report No. PRISM-3)., North Dakota Center for Persons with Disabilities, Minot. , 2002.
ROBBINS, P. How to Plan and Implement a Peer Coaching Program. Alexandria: ASCD, 1991.
SHOWERS, B.; JOYCE, B. The Evoluation of Peer Coaching. Improving Professional Practice, v. 53, n. 6, p. 12-16, 1996.
SHULMAN, L. Address/paper presented at. Annual Conference of the Association for Supervision and Curriculum Development. San Francisco: [s.n.]. 1991.
SLATER, C. L.; SIMMONS, , D. L. The design and implementation of a peer coaching program. American Secondary Education, 2001. 67 ”“ 76.
VIDMAR, D. J. Reflective peer coaching: Crafting collaborative self ”“ assessment in teaching. , 20(3),. Science Direct, 2006. 135 ”“ 148.
ZWART, R. C. et al. Experienced teacher learning within the context of reciprocal peer coaching. Teachers and Teaching, 2007. 165 ”“ 187.
ZWART, R. C. et al. Teacher learning through reciprocal peer coaching: An analysis of activity sequences. Teaching and Teacher Education, Zwart, R. C., Wubbels, T., Bolhuis, S., & Bergen, T. C. M. , 2008. 982 ”“ 1002.
ZWART, R. et al. Which characteristics of a reciprocal peer coaching context affect teacher learning as perceived by teachers and their students? Journal of Teacher Education, 2009. 243 ”“ 257.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).