A FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO DF
Palavras-chave:
formação continuada, desenvolvimento do professor, competência implícita, competência lingüístico-comunicativa, competência teórica, competência aplicada, competência profissional.Resumo
Visando oferecer uma oportunidade aos professores de Língua Inglesa de escolas públicas de dar continuidade à sua formação após a graduação, um projeto de parceria entre o Centro Binacional de Brasília e a Embaixada dos Estados Unidos da América propiciou a um grupo de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal participar de um curso de formação continuada cujas principais metas eram aprimorar o domínio da língua-alvo e desenvolver a prática de ensino do idioma. Este artigo decorre de um estudo que procurou investigar as competências de ensino de LE desse grupo de professores com base na definição de competências proposta por Almeida Filho (1993).Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. A abordagem orientadora da ação do professor. In: Almeida Filho, J. C. P. Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997. pp. 13-28.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Análise de abordagem como procedimento fundador de autoconhecimento e mudança para o professor de língua estrangeira. In: Almeida Filho, J. C. P. (org.). O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999/2005. pp. 11-27.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Crise, transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: Fortkamp, M. B. M.; Tomitch, L. M. B. (org.). Aspectos da Lingüística Aplicada. Florianópolis: Insular, 2000. pp. 33-47.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. O professor de língua(s) profissional, reflexivo e comunicacional. In: Revista Horizontes de Lingüística Aplicada, Ano 3, núm. 1, pp. 7-18. Brasília: UnB, 2004.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Lingüística aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes, 2005.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Conhecer e desenvolver a competência profissional dos professores
de LE. In: Revista Contexturas/Ensino Crítico de Língua Inglesa, Ed. Especial, vol. 9, pp. 9-19. São Paulo: APLIESP, 2006.
ALVAREZ, M. L. O. Crenças, motivações e expectativas de alunos de um curso de formação letras / espanhol. In: Alvarez, M.L.O.; Silva, K. A. (orgs.) Linguística Aplicada: Múltiplos Olhares. Campinas: Pontes, 2007. pp.191-201.
BASSO, E. A. A construção social das competências ao professor de língua estrangeira: entre o real e o ideal, um curso de Letras em estudo. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2001.
BASSO, E. A.Quando a crença faz a diferença. In: Barcelos, A. M. F.; Vieira-Abrahão, M. H. (orgs.). Crenças e Ensino de Línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. pp. 65-85.
BASSO, E. A. Adolescentes e a aprendizagem de uma língua estrangeira: características,
percepções e estratégias. In: Rocha, C. H.; Basso, E. A. (orgs.). Ensinar e aprender língua
estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos: Claraluz, 2008a. pp. 115-142.
BASSO, E. A. As competências na contemporaneidade e a formação do professor de LE. In: Silva, K. A.; Alvarez, M. L. O. (orgs.). Perspectivas de investigação em lingüística aplicada. Campinas, Pontes, 2008b. pp.127-155.
FALCOMER, K. A. S. Perfis de competências de professores de língua estrangeira (inglês) em serviço e sua permeabilidade a mudanças. Dissertação de Mestrado. Brasília: UnB, 2009.
GÉGLIO, P. C. Questões da formação continuada de professores. São Paulo: Alfa-Omega, 2006.
LIMA, V. S. Considerações sobre a formação continuada de professores. In: Anami, D. C.; Júnior, P. S.; Lima, V. S.; Marques, J. L.; Pontes, A. Educação e formação de professores: reflexões e tendências atuais. São Paulo: Zouk, 2004. pp. 35-42.
LIMA JR., R. M. Out of the reflective box. Essential Teacher, v. 5, n. 4, p. 25-27, 2008.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão do docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 15-33.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000a.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000b.
PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, P. A formação dos professores do século XXI. In: Perrenoud, P.; Thurler, M. G. As competências para ensinar no século XXI ”“ A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. pp. 11-33.
PORTO, Y. S. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: Marin, A . J. (org.) Educação continuada. Campinas: Papirus, 2000. pp. 11-37.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TELLES, J. A. A trajetória narrativa: histórias sobre a prática pedagógica e a formação do professor de línguas. In: Gimenez, T. (org.) Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: UEL, 2002. pp. 15-38.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Conflitos e incertezas do professor de LE na renovação de sua prática de sala de aula. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 1996.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Teoria e prática na formação pré-serviço do professor de língua estrangeira. In: Gimenez, T. (org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: UEL, 2002. pp. 59-76.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação inicial do professor de língua estrangeira: Parceria universidade e escola pública. In: Alvarez, M.L.O.; Silva, K. A. (orgs.) Linguística Aplicada: Múltiplos Olhares. Campinas: Pontes, 2007. pp. 155-166.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).