LEARNER TRAINING FOR LEARNER AUTONOMYIN THE CONTEXT OF ENGLISH FOR ACADEMIC PURPOSES

Autores

  • Rosângela Guimarães Seba Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Learner Training; Autonomy; Reading; English for Academic Purposes.

Resumo

Este artigo discute as maneiras como o treinamento e a conscientização das estratégias de aprendizagem podem auxiliar os alunos a alcançar certo grau de autonomia no processo de
aprendizagem de língua estrangeira, mais especificamente, na leitura em inglês. Primeiramente, alguns conceitos básicos sobre formação do aluno e autonomia são apresentados, seguidos da descrição de uma experiência vivenciada pela autora deste artigo como professora de Inglês para Fins Acadêmicos para um grupo de universitários em Vitória. Concluindo, o artigo apresenta considerações acerca da integração do treinamento em estratégias de aprendizagem ao ensino da leitura em inglês, enfatizando sua relevância e eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNER, Jerome. The Process of Education. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1997
CHAMOT, Anna, & RUBIN, Joan. Comments on Janie Rees-Miller”Ÿs A Critical Appraisal of Learner Training (1994) In: TESOL and the Learner Research File. Edinburgh: Moray House Institute of Education, 2002.
_____________., KUPPER, Lisa & IMPINK-HERNANDEZ, Maria.A study of learning strategies in foreign language instruction: findings of the longitudinal study (1988).ELLISIn: ELLIS, R. The study of Second Language Acquisition. Oxford, Oxford University Press, 1995.
DICKINSON, Leslie. Learner Autonomy 2: Learner Training for Language Learning (1992) In: TESOL and the Learner Research File. Edinburgh: Moray House Institute of Education, 2002.
ELLIS, Gail & SINCLAIR, Barbara.Learning to Learn English (teacher”Ÿs book). Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
ELLIS, Rod.The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1995.
HOLEC, Henry. Autonomy and Foreign Language Learning.Oxford: Pergamon, 1981.
_____________. The learner as manager: managing learning or managing to learn? In: WENDEN, A.& RUBIN, J. (eds).Learner Strategies in Language Learning. Englewood Cliffs, N.J.:Prentice Hall, 1987.
KRASHEN, Stephen, D. & TERREL, Tracy,D. The Natural Approach: Language Acquisition in the Classroom. California: Alemany Press, 1992.
LITTLE, David.Learner Autonomy 1: Definitions, Issues and Problems. Dublin: Authentik, 1991.
NUTTAL, Christine.Teaching Reading Skills in a Foreign Language. Oxford: Heinemann, 1996.
O”ŸMALLEY, CHAMOT, Anna, STEWNER-MANZANARES, Gloria, KUPPER, Lisa & RUSSO, Rocco.(1985). Learning Strategy Applications wit students of English as a Second Language. In. SKEHAN, P. Individual Differences in Second Language Learning,London: Arnold,1989.
OXFORD, Rebecca. Language Learning Strategies.Massachussetts: Heinle&Heinle, 1990.
________________. Self-Instruction in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
PORTER-LADOUSSE, Gillian. Language Issues. Essex: Longman, 1993.
SKEHAN, Peter. Individual Differences in Second Language Learning.London: Arnold,1989.
STEVICK, Earl, W. Teaching languages: a way and ways.Massachustetts: Newbury House Publishers, Inc. 1980.
WENDEN, Anita.Learner Strategies for Learner Autonomy.Hemel Hempstead: Prentice Hall, 1991.
______________.& RUBIN, Joan. (eds).Learner Strategies in Language Learning.Englewoods Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1987.
WILLIAMS, Marion & BURDEN, Robert, L.Psychology for Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
WIDDOWSON, Henry, G. Aspects of Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1991.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

SEBA, Rosângela Guimarães. LEARNER TRAINING FOR LEARNER AUTONOMYIN THE CONTEXT OF ENGLISH FOR ACADEMIC PURPOSES. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 23, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9472. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)