ESTUDO DAS OCORRÊNCIAS DE BLACK ENGLISH VERNACULAR EM COMPOSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Renato Gonçalves Peruzzo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Laura de Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Black English Vernacular; Sociolinguística; Variação linguística; Preconceito linguístico.

Resumo

O presente estudo está inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e visa apresentar os resultados de pesquisas realizadas na área de sociolinguística. O subprojeto de Letras/Inglês tem por objetivo abordar a presença da variante linguística do Black English Vernacular (BEV) em estilos musicais que tenham origem ou influência africana e evidenciar que variações linguísticas sofrem preconceito visto que são formas verbais e escritas diferentes do padrão imposto pela Gramática Normativa. O uso do BEV como expressão dos negros surgiu da necessidade de comunicação e por não conhecerem o inglês gramaticalmente correto na época da escravidão, época que foram levados para os Estados Unidos. A metodologia adotada baseou-se em uma análise quantitativa de ocorrências do BEV no álbum FemmeFatale de Britney Spears. Como fundamentação teórica partiu-se dos pressupostos da sociolinguística de TARALLO (1985), LABOV (1972) e BAGNO (1999). Além disso, baseou-se nas orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Estrangeira, os quais sugerem que os professores trabalhem a questão das variações linguísticas nas aulas de Inglês da Educação Básica. Com a presente pesquisa pretendemos constatar que a presença de ocorrências do BEV não está restrita apenas as comunidades negras norte-americanas, mas abrangem também outros estilos musicais que não possuem a africanidade em sua origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Gonçalves Peruzzo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente da Universidade Estadual de Santa Cruz e Bolsista PIBID/CAPES.

Laura de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz, orientadora do trabalho e bolsista PIBID/CAPES.

Referências

ALMEIDA, Laura de. Hip-Hop e a formação da identidade cultural no ensino de língua inglesa. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS) Dilemas e Desafios na Contemporaneidade. Campinas: Unicamp, 2012.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz?. São Paulo: Loyola, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. ”“ Brasília: MEC/SEF, 1998.

LABOV, W. Language in the inner city: studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: Pennsylvania Press, 1972.

SPEARS, Britney.Femme Fatale: Deluxe Edition. New York: Jive Records, 2011. 1 CD.

TARALLO, Fernando Luiz. A pesquisa sociolingüística. 3. ed. São Paulo: Ática, 1986.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

PERUZZO, Renato Gonçalves; ALMEIDA, Laura de. ESTUDO DAS OCORRÊNCIAS DE BLACK ENGLISH VERNACULAR EM COMPOSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 20, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9671. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.