O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO DE UM CURSO DE LINGUA ESTRANGEIRA A DISTÂNCIA

Autores

  • Giselle Trajano Ignácio Castro
  • Rosângela Guimarães Seba

Resumo

Este estudo buscou analisar, à luz da teoria de Dickinson (1994, 1992, 1987), de que maneira o material didático do curso de Inglês online utilizado na Marinha do Brasil potencializa o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Os dados, analisados qualitativamente, indicaram resultados positivos. A pesquisa pretende contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento da autonomia através do material didático em ambiente de aprendizagem de língua estrangeira a distância, bem como incentivar novos estudos nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENSON, P. Teaching and researching autonomy in language learning. UK: Pearson ESL, 2001.
BENSON, P. e VOLLER, P. Autonomy & Independence in Language Learning. London: Longman, 1997.
BRANDEN, N.. Auto-estima e seus pilares. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
CANAGARAJAH, A. S. Resisting linguistic imperialism in English teaching. Hong Kong: Oxford University Press, 1999.
CHAMOT, A.U. & RUBIN, J. Comments on Janie Rees-Miller”Ÿs “A critical appraisal of learner training: theoretical bases and teaching implications”: two readers react. TESOL Quarterly, vol. 28, n.4. p. 771-76, 1994.
CRAWFORD, J. The role of materials in the language classroom: finding the balance. In:
RICHARDS, J.C. & RENANDYA, W.A. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. New York: Cambridge, 2002.
DICKINSON, L. Learner autonomy: what, why and how? In: V.Leffa (org) Autonomy in language learning. Porto Alegre: Editora da UFRGS, P. 2-12,1994.
____________. Learner autonomy 2: Learner training for language learning (1992) In: TESOL and the learner research file. Edinburgh: Moray House Institute of Education, 2002.
____________. Self-instruction in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1995.
ELLIS, G. E SINCLAIR, B. Learning to learn English (teacher´s book).Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
FONSECA, J.J.S. da. Educação e Cidadania (blog). Disponível em: http://www.slideshare.net/joaojosefonseca/material-didatico-ead Acesso em: 24/06/2010.
FREIRE, P. Pedagógica da Autonomia ”“ Saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 2003.
HOLEC, H. The learner as manager: managing learning or menaging to learn? In: A.WENDEN, e J. RUBIN (eds) Learner strategies in language learning. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1987.
_________.Autonomy and foreign language learning. Oxford: Pergamon, 1981.
HUTCHINSON, T. & TORRES, E. The textbook as agent of change. ELT Journal. Oxford, vol. 48, n.4, p. 315-328, 1994.
KRASHEN, S.D. The input hypothesis: issues and implications. London: Longman, 1985.
LEFFA, V. J. (ed). Autonomy in Language Learning. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 1994.
LOWES,R. E TARDET,F. Helping students to learn. A guide to learner autonomy. London: Richmond Publishing, 1998.
MITRANO NETO, N. Autonomous learning and post-graduate work. In: LEFFA, V.J. (ed). Autonomy in Language Learning. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, p. 45-´56, 1994.
NAINAM,N., F¨RÖHLICH,M., STERN,H.H. e TODESCO,A. The good language learner. UK: Multilingual Matters Ltd, 1996.
OXFORD, R. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston, MA: Heinle & Heinle, 1990.
RICHARDS, J. The language teaching matrix. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
RUBIN, J. What “the good language learner” can teach us. TESOL Quarterly,9, p.41-51, 1975.
SKEHAN, P. Individual differences in second language learning. London:Arnold, 1989.
VILAÇA, M. L. C. O Material Didático No Ensino De Língua Estrangeira: Definições, Modalidades E Papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. Vol. VIII, n. XXX, JulSet. 2009.
_______________. O Ensino de Estratégias de Aprendizagem em Materiais Didáticos: ensinar a aprender línguas. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades.Vol. VI, n. XXIV, Jan-Mar., 2008.
WENDEN, A.L. Incorporating learner training in the classroom. In: WENDEN, A.L. & RUBIN, J. (eds). Learner strategies in language learning. New Jersey: Prentice Hall, 1987.
WHITE, C.J. Independent language learning in distance education. Disponível em: http://www.independentlearning.org/ila03/ila03_white Acesso em: 26/05/2007.
WILLIAMS,M. e BURDEN,R. Psychology for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

CASTRO, Giselle Trajano Ignácio; SEBA, Rosângela Guimarães. O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO DE UM CURSO DE LINGUA ESTRANGEIRA A DISTÂNCIA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 15, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9401. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo