AUTONOMIA: A TRAJETÓRIA DE UMA ADQUIRENTE DE ESPANHOL

Autores

  • Elizabeth Mello Barbosa un

Palavras-chave:

Autonomia; Aquisição; Estilos de aprendizagem; estratégias de aprendizagem, motivação.

Resumo

Este artigo pretende traçar a minha trajetória tardia e autônoma para adquirir uma língua estrangeira. A inspiração através da leitura do artigo de Baltra (2000) que mostra, de forma bastante pessoal, a sua trajetória com a língua portuguesa no Brasil e as contribuições de Paiva (2002) e Moura Filho (2009), que defendem que as produções contemporâneas têm que perder a frieza da cientificidade para dar lugar à marca pessoal de cada escritor e pesquisador. Pensando numa criação mais pessoal aos artigos e pensando sobre a minha aprendizagem e tudo que aprendi nas leituras sobre autonomia, motivação, aquisição, estilos e estratégias, foi que me aventurei por este caminho ”“ o da pessoalidade ou da subjetividade. O trabalho tem o objetivo de mostrar o que motivou este caminho, os estilos, as estratégias empregadas e o fato de utilizar inconscientemente todos esses conceitos. Uso inconsciente sim, pois se no percurso de minha aprendizagem esses conceitos me tivessem sido apresentados, chegaria mais rápido e mais conscientemente ao topo da aquisição.

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Biografia do Autor

Elizabeth Mello Barbosa, un

Mestra em Linguística Aplicada pela UnB, Especialista em Docência Superior e Metodologia de Língua
Espanhola pela Faculdade de Tecnologia equipe Darwin , Especialista em Métodos e Técnicas pela Universidade
Salgado Oliveira, Graduada em Pedagogia pelo UNICEUB e em Letras/Espanhol pela UNITINS.

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

BARBOSA, Elizabeth Mello. AUTONOMIA: A TRAJETÓRIA DE UMA ADQUIRENTE DE ESPANHOL. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 22, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9494. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo