Formação dos professores para o atendimento educacional especializado em contexto indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4894

Palavras-chave:

Formação de professores, Atendimento educacional especializado, Educação indígena

Resumo

Este estudo analisa a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na interface com a Educação Indígena. Participaram do estudo 4 professores do AEE em escolas indígenas de Dourados-MS e fundamentouse nos Estudos Culturais e na pesquisa colaborativa fazendo uso de diário de campo, entrevista semiestruturada e coletiva. Os resultados evidenciaram: necessidade de formação inicial/continuada para professores do AEE adequadas às especificidades das escolas indígenas; revisão da política de formação dos professores para a Educação Especial em contextos socioculturais diferenciados; e a emergência de (re)significação do AEE numa perspectiva intercultural.

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Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Direito Educacional. Bacharel e Licenciado em Filosofia. Pesquisa sobre as seguintes temáticas: educação especial; inclusão escolar; formação de professores; educação escolar indígena.

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui graduação em Pedagogia e habilitação em Educação Especial (Ensino do deficiente Visual) pela USP e doutorado em Ensino da Educação Brasileira pela Unesp, Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial e Inclusão escolar.

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

Silva, J. H. da, & Bruno, M. M. G. (2017). Formação dos professores para o atendimento educacional especializado em contexto indígena. Linhas Crí­ticas, 22(48), 346–366. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4894

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

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