Gilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileiras

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4500

Palavras-chave:

Gilberto Freyre, Lei n.º 10.639/03, Ensino de história e cultura afro-brasileira, Antropologia da educação

Resumo

O advento da Lei n.º 10.639/03 tem nos levado a uma série de problematizações em torno de nossa cultura e identidade, revisitando um questionamento que foi corriqueiro no pensamento social brasileiro nos anos de 1920-30: quem nós somos? Para nos auxiliar na tentativa de responder a esta pergunta, proponho neste artigo a realização de uma reflexão em torno das contribuições da obra de Gilberto Freyre (1900-1987) para esta questão, o que será desenvolvido a partir de dois eixos: no primeiro, buscarei explanar a relação entre raça e educação no pensamento do autor; no segundo, o foco recairá sobre a interpretação de Freyre em torno da cultura africana na constituição da sociedade brasileira, e neste ponto farei um esforço em indicar como tal interpretação pode contribuir para a discussão que vem sendo trazida por meio da Lei n.º 10.639/03.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

Oliveira, A. (2015). Gilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileiras. Linhas Crí­ticas, 21(44), 159–177. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4500

Edição

Seção

Dossiê 2015 - Antropologia e Educação

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