Práticas no campo educacional: o que dizem as pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243047

Palavras-chave:

Práticas educativas, Revisão sistemática, Formação inicial docente, Ciências

Resumo

Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cristina de Souza Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (2015). Doutoranda em Educação pela UFOP. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação. E-mail: recris.souzacarvalho@gmail.com

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG, Brasil

Doutor em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal De Ouro Preto. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. E-mail: mamf.franco@gmail.com

Referências

Almeida, M. G. (2021). Formação Docente: o olhar docente e discente nas atividades de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Rondônia]. Repositório Institucional da UNIR. https://ppge.unir.br/uploads/62248421/arquivos/disserta__o_final_marcia_goncalves_almeida_767482909.pdf

Bach, D. (2019). Práticas pedagógicas: a construção da compreensão sobre o ensino. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2905

Bandeira, H. M. M. (2014). Necessidades formativas de professores iniciantes na produção da práxis: realidade e possibilidades. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Piauí]. Repositório Institucional da UFPI. https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/02_hilda_bandeira-necessidades_formativas_de_professores_iniciantes_-_tese_de_doutorado120190704161524.pdf

Batalha, C. S. (2021). A formação de professores de dança para o contexto escolar no passo da prática reflexiva: o pioneirismo da escola de dança da UFBA. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UFRJ. https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2021/tCecilia%20Silvano%20Batalha.pdf

Beatriz, A. B. T. (2018). Contribuições do pedagogo à prática pedagógica dos professores iniciantes: um estudo sobre a Educação Profissional Estadual de Ponta Grossa. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Ponta Grossa]. Repositório Institucional da UEPG. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2601

Beineke, V. (2012). A reflexão sobre a prática na pesquisa e formação do professor de música. Cadernos de Pesquisa, 42(145), 180-203. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100011

Bitencourt, J. V. W. (2020). Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense]. Repositório Institucional da UFF. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15771

Canam, S. (2015). A práxis pedagógica e a formação de professores na escola pública. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso]. Repositório Institucional da UFMT. http://ri.ufmt.br/handle/1/646

Carvalho, A. O. P. (2019). Avaliação da práxis docente como contributo à melhoria profissional: o desafio de avaliar quem sempre avalia. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47736/1/2019_tese_aopcarvalho.pdf

Carvalho, V. A. (2016). Docência universitária: concepções de prática pedagógica do professor licenciado em Pedagogia. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Uberlândia]. Repositório Institucional da UFU. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17924

Coimbra, P. S. B. (2018). Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica de docentes da Matemática na educação básica de Santarém. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Oeste do Pará]. Repositório Institucional da UFOPA. https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/265

Cunha, E. R. (2016). Práticas pedagógicas de bacharéis professores na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB): trajetórias, conhecimentos e desafios. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/bubd-acffg7

Dias, E. M. A. (2010). Articulação entre formação inicial na Pedagogia e a práxis pedagógica em Educação Matemática. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8660

Dutra, E. F. (2010). Possibilidades para a articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura. [Dissertação de mestrado, Universidade Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6925

Franco, M. A. S. (2012). Pedagogia e prática docente. Cortez.

Freire, P. (2011). Educação como prática de liberdade. Paz e Terra.

Gilberto, I., & Franco, M. A. S. (2011). A prática docente e a construção dos saberes pedagógicos. Revista teias, 12(25), 1- 13. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24177/17155

Góes, U. M. (2019). O trabalho colaborativo no cotidiano das práticas pedagógicas escolares: (des)caminhos da formação docente. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da UFS. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11818

Libâneo, J. C. (2006). Didática. Cortez.

Monteiro, F. O. M. (2013). A prática como componente curricular na formação de professores de curso de licenciatura em Biologia do IFPI campus Floriano. [Dissertação de mestrado, Universidade Vale dos Sinos]. Repositório Institucional da UNISINOS. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3452

Morais, P. F. (2014). Práticas pedagógicas e a educação infantil: desafios e possibilidades. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional da PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9815

Novaes, L. A. G. (2018). Escolas normais paulistas (1950-1970): uma análise a partir de práticas pedagógicas e de narrativas de formação. [Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Santos]. Repositório Institucional da UNISANTOS. https://tede.unisantos.br/handle/tede/4501

Nunes, C. P. (2010). As ciências da educação e a prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes do curso de Pedagogia. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14340

Oliveira, W. P. de (2020). Educação Ambiental Crítica e Teoria Crítica: uma análise das práticas educativas de pesquisa-ação à luz da categoria práxis transformadora. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.UFSCar.br/handle/UFSCar/13207

Peternella, A. (2011). A relação teoria e prática na formação do pedagogo: contribuições da teoria histórico-cultural. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. Repositório Institucional da UEM. http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2011/2011-Alessandra_Peternella.pdf

Pires, J. M. Q. (2017). Da profissionalização à mudança das práticas pedagógicas: a contribuição do curso de Pedagogia/Parfor. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará]. Repositório Institucional da UFPA. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/9487

Reali, A. M. de M. R., & Mizukami, M. G. N. (1996). Formação de professores: tendências atuais. EdUFSCar.

Rocha, A. F. S. (2012). Práticas pedagógicas: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Piauí]. Repositório Institucional da UFPI. https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/ppged/arquivos/files/Disserta%20Arlete%202012.PDF

Rodrigues, S. V. O. (2020). Prática pedagógica em escola do campo e os “alunos inclusos”: interrogações necessárias. [Dissertação de mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná].

Rupolo, I. (2010). A dialética teoria-prática na formação docente aporte teórico e estudo de caso. [Dissertação de mestrado, Centro Universitário La Salle]. Repositório Institucional da UNILASALLE. http://hdl.handle.net/11690/580

Santos, C. I. dos (2020a). Práticas educativas e pedagógicas dos professores que ensinam Matemática: um estudo a partir dos trabalhos do ENEM e ENDIPE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.UFSCar.br/handle/UFSCar/13875

Santos, I. F. dos (2021). Educação do campo: práticas pedagógicas e metodológicas do professor alfabetizador de uma escola do município de Humaitá/AM. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Rondônia]. Repositório Institucional da UNIR. https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3144

Santos, M. S. G. (2010). Saberes da prática na docência do ensino superior: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Piauí]. Repositório Institucional da UFPI. https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/ppged/arquivos/files/dissertacao/2010/disserta_Mariangeal_Santana.pdf

Santos, N. P. C. dos (2020b). Processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática para a aprendizagem da docência e suas contribuições à prática educativa. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Piauí]. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10240502

Saraiva, S. D. R. (2010). Narrativas sobre prática pedagógica e desenvolvimento profissional: administradores-professores de ensino superior como protagonistas. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Piauí]. Repositório Institucional da UFPI. https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/ppged/arquivos/files/dissertacao/2010/shirley_dissertacaoL.pdf

Schön, D. (1983). The reflective practitioner. Basic Books.

Schön, D. (1997). Formar professores como profissionais reflexivos. Em: A. Nóvoa. Os professores e sua formação (pp. 77-92). Don Quixote.

Silva, H. A. (2014). A postura reflexiva do professor e sua contribuição para uma prática pedagógica emancipatória. [Dissertação de mestrado, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões].

Silva, M. G. D. F. (2020a). De Teresina ao Cafundó: travessias de formação e ressignificação da prática docente de egressas do Parfor/UFPI. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Piauí. Teresina].

Silva, M. O. L. (2018). Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para reelaboração das práticas pedagógicas em Ciências Naturais. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Piauí]. https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/maria_oneide_lino_da_silva20190725153129.pdf

Silva, S. B. da. (2020b). Prática docente de pedagogos no ensino de Ciências Naturais no 5º ano do ensino fundamental: produção de saberes da docência. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Piauí].

Souza, D. B. (2015). São Paulo Faz Escola - o conceito de práxis educativa e práxis educacional no currículo das escolas estaduais de São Paulo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional da UFSCar. https://repositorio.UFSCar.br/handle/UFSCar/8544

Souza, L. B. F. (2019). Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise de práticas pedagógicas. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/38332

Souza, N. S. M. (2010). Concepções pedagógicas e práticas docentes em escolas da rede municipal de Aracaju/SE. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da UFS. https://ri.ufs.br/handle/riufs/4709

Taddei, P. E. D. (2019). A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Pelotas]. Repositório Institucional da UFPEL. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5607

Utta, B. P. (2011). A prática educativa no ensino superior da UFMA: concepções teóricas e implicações metodológicas no Curso de Licenciatura em Pedagogia. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Repositório Institucional da UFMA. https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/271

Vàzquez, A. S. (1977). Filosofia da práxis. Paz e Terra.

Veiga, I. P. A. (1988). A prática pedagógica do professor de didática. [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. http://www.repositorio.unicamp.br/handle/reposip/251637

Verdum, P. (2013). Prática Pedagógica: o que é? O que envolve? Educação por escrito, 4(1), 91-105. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14376/9703

Viana, G. M. (2014). Construções de relações teoria-prática na formação de professores de Ciências e Biologia. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/bubd-9vffz4

Vieira, C. R. (2016). O significado de “boas práticas” de ensino e sua interface com a docência universitária. [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da PUC-RS. https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7140

Zabala, A. (1998). A prática educativa: Como ensinar. Artmed.

Downloads

Publicado

21.06.2022

Como Citar

Carvalho, R. C. de S., & Franco, M. A. M. (2022). Práticas no campo educacional: o que dizem as pesquisas. Linhas Crí­ticas, 28, e43047. https://doi.org/10.26512/lc28202243047

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.