Observatorio de egresados(as) de posgrado para promover impactos de resultados de investigaciones

Autores/as

  • Ana Maria Netto Machado Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Ridha Ennafaa Université Paris 8
  • Vanir Peixer Lorenzini Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC https://orcid.org/0000-0002-1888-2094

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4955

Palabras clave:

Posgrado, Maestros, Doctores, Diplomados, Comunidad científica, Políticas científicas

Resumen

Problematizamos resultados de investigación-observatorio, con foco en la distancia/ aproximación entre la comunidad científica y mundo del trabajo. Egresados(as) de posgrado (PG), maestros(as) y doctores(as) son potenciales protagonistas en esta interface. Verificamos que los diplomados(as) mejoran sus condiciones de vida, pero hay poco aprovechamiento de los resultados de sus investigaciones en su trabajo y baja contribución para la sociedad, caracterizando desperdicio de recursos públicos. Se discuten los límites de la noción de impacto de las investigaciones, centrada en publicaciones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Netto Machado, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder da Rede de Egressos (GP do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Integra a Université International Terre Citoyenne (UiTC : www.uitc-org). Em sua trajetório pesquisou e produziu sobre temas como: escrita e autoria, orientação de teses e dissertações, cultura e políticas de pós-graduação, modelos de universidade, relações entre universidade e sociedade e entre comunidade científica e mundo do trabalho.

Ridha Ennafaa, Université Paris 8

Professor associado à Université Paris 8. Um dos criadores do Observatoire de la vie étudiante da Université Paris 8 (OVE). Especialista em pesquisa e plataformas de acompanhamento de estudantes. INtegrante da equipe no projeto de pesquisa financiado pela FAPESC que deu origem ao texto ora submetivo.

Vanir Peixer Lorenzini, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Pedagoga. Mestre em Educação. Responsável pelo acompanhamento e educação permanente dos docentes do curso de medicina da UNIPLAC. Trabalha também com Educação inclusive. integra a Rede de Egressos e a equipe do projeto financiado pela FAPESC do qual resulta este trabalho.

Citas

AGULHON, Catherine; ENNAFAA, Ridha. Les étudiants étrangers, des trajectoires spécifiques? In: GIRET, Jean-François; VAN DE VELDE, Cécile; VERLEY, Elise (Orgs.). Les vies étudiantes - Tendances et inégalités. Paris: La Documentation Française, coll. Études & Recherches, 2016.

ALVES, Vania Maria. Formação e trabalho de pesquisadores em educação. 2008. (308 f.) Tese.

AVENDAÑO, Pedro. El papel de la pesca de pequeña escala frente a las reglas del comercio internacional. In: Los nuevos mercaderes de la vida como mercancía.Bogotá/Colombia: GLOBAL FOREST COALITION/Censati Agua Viva, 2005. (99-108)

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever:desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. "Reféns da produtividade" sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, XXX, 2007, Caxambu, Anais, Hotel Glória, (16f.) Disponível em:http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT09-3503-Int.pdf. Acesso em: 02.09.2009.

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. Publicar & Morrer? Análise do impacto das políticas de pesquisa e pós-graduação na constituição do tempo de trabalho dos investigadores. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURAS: Políticas e desenvolvimento Curricular no Ensino Superior. Porto, CIIE, n. 28, pp.53-69, 2009.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais do Ensino Superior (Capes). Brasil dobra número de mestres e doutores em dez anos. http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011. Acesso em: 9/06/2011.

BOURDIEU, P. Tradução Ione Valle. O homo academicus. Florianópolis: UFSC, 2012.

CHARLE, Christophe; VERGER, Jacques. Histoire des universités: XIIe-XXIesiècle. Paris: PUF, 2012.

DE MEIS, Leopoldo e outros. The growing competition in Brazilian science: rites of passage, stress and burnout. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH. Disponívelem:http://www.scielo.br/bjmbr. Acesso em: 28/06/ 2014.

ENNAFAA, Ridha. Les étudiants étrangers en France. Enquête La Documentation Française, 2008.

FICHTE, Johann Gottlieb. Por uma universidade orgânica.Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

GORZ, André. A crise e o êxodo da sociedade salarial.CADERNOS IHU IDÉIAS,Ano 3 - N. 31, 2005.

MACHADO, Ana Maria Netto; BIANCHETTI, Lucídio. A (des)fetichização do produtivismo acadêmico. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, São Paulo, FGV, v. 51(3) 244-254, maio-junho, 2011

MACHADO, Ana Maria Netto; SANTOS, Vanice. “Penso onde sou”: conhecimentos pertinentes para a Educação na América Latina(Apresentação).In: I congresso internacional “penso onde sou”: conhecimentos pertinentes para a educação, 2016, Lages, Anais, São José, SC, 2016. (18-25)Disponível em: http://edupalauniplac.wixsite.com/meusite/palestrantes-convidados . 2016

SANTOS, Catarina de Almeida; MORAES, Karine Nunes de; LEMOS, Jandernaide Resende; MACHADO, Ana Maria Netto. O papel do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (FNDCT) e dos Fundos Setoriais no crescimento da produção de conhecimento no Brasil. INTER AÇÃO, Goiânia, UFG, n.1,25-44,jan/jun. 2011.

SANTOS, Tania Steren dos.Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. SOCIOLOGIAS. Porto Alegre, ano 11, 2009. Disponível no site www.scielo.brAcesso em 20/08/12.

SCHARMER, Otto.Théorie U: Diriger à partir du futur émergent.ClermentFerrand: Pearson/GénérationPrésence, 2012.

TEIXEIRA, Anísio. A universidade de ontem e de hoje. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Rio de Janeiro, v.42, n.95,27-47, jul./set.1964. Acesso em 13/06/2007

VARELA, Abel.Desenvolvimento e Formação Superior stricto sensu: o caso dos Mestres Egressos da Uniplac. 2012. (123 f.) Dissertação.

VELLOSO, Jacques; VELHO, Léa. Mestrandos e doutorandos no país: trajetórias de formação. Brasília: Capes, 2001.

Publicado

2017-06-14

Cómo citar

Netto Machado, A. M., Ennafaa, R., & Lorenzini, V. P. (2017). Observatorio de egresados(as) de posgrado para promover impactos de resultados de investigaciones. Linhas Críticas, 22(49), 623–641. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4955

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.