Narrativas de professoras durante a pandemia: a modernidade/colonialidade no sentir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202245347

Palavras-chave:

Emoções, Professoras, Decolonialidade, Narrativas

Resumo

Há pouca reflexão acerca das emoções em estudos realizados sobre educação, aprendizagem e ensino (Zembylas, 2006), uma vez que a modernidade/colonialidade as nega como parte da produção de conhecimento. Neste texto, destaco o período de fechamento das escolas devido à covid-19. Proponho como objetivo analisar narrativas de professoras sobre os desdobramentos da covid-19, com foco nas emoções descritas em diálogo com os estudos decoloniais. Nesta pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, as narrativas são analisadas a partir de estratégias de conexão. Por fim, os resultados indicam relações entre as emoções, as noções modernas/coloniais e os efeitos da pandemia.

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Biografia do Autor

Nayara Stefanie Mandarino Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Especialista em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais (2022). Mestranda em Letras na Universidade Federal do Paraná. Participa dos grupos de pesquisa Identidade e Leitura e Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de internacionalização da Educação Superior (GPLIES) e do Projeto Nacional de Letramentos. E-mail: nayaramandarino@hotmail.com


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Publicado

05.12.2022

Como Citar

Silva, N. S. M. (2022). Narrativas de professoras durante a pandemia: a modernidade/colonialidade no sentir. Linhas Crí­ticas, 28, e45347. https://doi.org/10.26512/lc28202245347

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