Singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica

Autores/as

  • Fátima Lucília Vidal Rodrigues Universidade de Brasília
  • Margareth Schäffer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3731

Palabras clave:

Escrita;, Psicose;, Educação inclusiva

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica, percebidas a partir das interrogações construídas na observação, acompanhamento e análise das produções escritas de sujeitos que participaram de pesquisa acadêmica coordenada pelas autoras. O texto apresenta questões e, a partir de uma abordagem ética inclusiva e psicanalítica, traz as produções escritas nos trabalhos dos sujeitos acompanhados, as quais são teoricamente categorizadas; Jacques Lacan é um dos principais autores que alicerçam a análise teórica.

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Biografía del autor/a

Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Atua na área de Educação Inclusiva, aprendizagem, psicose e autismo. Publicação recente: Educação e Função Paterna (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008) em co-organização com Roselene Gurski.  

Margareth Schäffer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS

Doutora em Educação e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, educação, subjetividade, sujeito e linguagem. Publicações recentes: As crianças que não aprendem ensinam? (Educação e Realidade, v. 35, p. 327-332, 2010); Aventura do sentido: psicanálise e lingüística (Porto Alegre: Edipuc, 2002) em co-organização com Leci Borges Barbisan

Citas

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Publicado

2011-12-13

Cómo citar

Rodrigues, F. L. V., & Schäffer, M. (2011). Singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica. Linhas Críticas, 17(33), 291–308. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3731

Número

Sección

Dossiê: Educação Especial Inclusiva

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