As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico

Autores/as

  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Suzana Maria Capelo Borges Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3344

Palabras clave:

Tecnologias digitais;, Informática educativa;, Raciocínio lógico;, Piaget;, Seqüência Fedathi

Resumen

O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.

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Biografía del autor/a

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1979). Pós-Doutor pela Université de Paris VII (França, 1996). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Laboratório de Pesquisa Multimeios. Pesquisador do CNPq (herminio@multimeios.ufc.br).

Suzana Maria Capelo Borges, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2005). Professora da Faculdade de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (suzana@multimeios.ufc.br).

Citas

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Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Borges Neto, H., & Borges, S. M. C. (2007). As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico. Linhas Críticas, 13(24), 77–88. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3344

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