Formação de professores e reformas curriculares: entre projeções e normatividade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26200

Palabras clave:

Política de currículo, Formação docente, Teoria do discurso, Responsabilidade

Resumen

Neste texto, objetivamos desestabilizar a significação essencializada para a identidade do/da professor/a, bem como questionar a responsabilização/culpabilização docente pelos resultados da escolarização nas políticas para a formação de professores. Recorremos à teoria do discurso (TD), de Laclau & Mouffe, e à perspectiva discursiva das políticas curriculares, desenvolvida por Lopes & Macedo no Brasil. Defendemos que os projetos de futuro para a formação de professores, em um cenário delineado pela crise educacional e pelo risco à democracia, vêm produzindo sentidos horríficos e beatíficos no âmbito das políticas educacionais. As matrizes de substituição da ordem e do reconhecimento, ou seja, na ordem da economia, quer seja da família, da escola, da justiça, precipitam, na radical contingência, que a decisão seja assumida pelos sujeitos menos pelo rationale que possa comportar e mais pela radical indecidibilidade constitutiva da responsabilidade marcada pela ausência de certezas e pela urgência da decisão/autoria.

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Biografía del autor/a

Geniana dos Santos, Universitário de Várzea Grande

Coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental na Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e Docente no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG-MT).

Email: genianacba@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6926-0132

Veronica Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Email: borges.veronica@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0011-1769

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj e bolsista PQ 1B do CNPq. 

Email: alicecasimirolopes@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9943-9117

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Publicado

2019-07-15

Cómo citar

Santos, G. dos, Borges, V., & Lopes, A. C. (2019). Formação de professores e reformas curriculares: entre projeções e normatividade. Linhas Críticas, 25, e26200. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26200

Número

Sección

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem

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