Operação de divisão: possibilidades de intervenção com jogos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5069Palavras-chave:
Intervenção pedagógica, Divisão, JogosResumo
A pesquisa teve como objetivos investigar o nível de compreensão da operação de divisão pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental; realizar intervenção com jogos de regras e desafios específicos para o desenvolvimento da operação de divisão. Fizemos uma intervenção pedagógica com 13 alunos que utilizou o método clínico e foi eficaz na construção da operação de divisão aritmética pelos estudantes que não a possuíam, pois os estudantes apresentaram expressivos progressos nas noções aritméticas. A utilização de jogos e desafios mostrou que podem atender necessidades cognitivas e afetivas dos estudantes.
Downloads
Referências
CAMPELL, Donald; STANLEY, Julian. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: Edusp, 1979.
CORREA, Jane; MEIRELES, Elizabet. A compreensão intuitiva da criança acerca da divisão partitiva de quantidades contínuas. Revista: Estudos de Psicologia. v.5, n.(1), p. 11-31, 2000.
DAYAN, Silvia Parrat. A relação Parte/todo na Psicologia Piagetiana. Archives Jean Piaget. Universidade de Genebra. [SI]. 2015.
DURO, Mariana Lima; BECKER, Fernando. Análise Combinatória: do métodoaleatório à combinatória sistemática.Revista Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 40, n. 3, p. 859-882, jul./set. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623641714.
FIOROT, Meire; ORTEGA, Antonio Carlos. Modos de aprender e de ensinar de professoras em situações com o jogo traverse. In: MACEDO, Lino. (ORG) Jogos psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
GRANELL, Carmem Gomez. Processos Cognitivos en Aprendizagem La da Multiplicación.In: Montserrat Moreno y Equipo delImipae. La Pedagogia Operatória ”“ um enfoque constructivista de la educación. Barcelona: Editorial Laia, 1983.
INHELDER, Barbel; PIAGET, Jean. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira, 1976.
KAMII, Constance. Crianças pequenas reinventam a aritmética. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KAMII, Constance. Frações: encorajando estudantes do primeiro ano do EF a inventá-las e a realizarem operações de adição e subtração com elas. In: MOLINARI, Adriana. et al. (ORG). Novos caminhos para ensinar e aprender matemática. Campinas, Book, 2015.
KAMII, Constance; JOSEPH, Linda Leslie. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LACOMBE, Anna Maria. Acender um fogo - o jogo e o teatro na escola. Rio de Janeiro Edições pró saber, 2002.
MACEDO, Lino. Abstração e aprendizagem da matemática. In MOLINARI, Adriana. et al. (ORG) Aprender matemática e conquistar a autonomia. São Paulo: Book, 2014.
MACEDO, Lino. Teoria da equilibração e jogo. In MACEDO, Lino. (ORG) Jogos, psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lúcia; PASSOS, Nerimar Christe. Aprender com jogos e situações problemas.Porto Alegre: Artmed. 2000.
MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lucia; PASSOS, Nerimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MANTOVANI DE ASSIS. Orly, Zucatto. Proepre Fundamentos Teóricos. 3a edição. Campinas: Book, 2013.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto; MOLINARI, Adriana Corder; ZAIA, Lia; RABIOGLIO, Marta; BESSA, Sônia. O desafio de ensinar e aprender matemática na educação básica. Campinas: Book, 2011.
MORGADO, Luiza. O ensino da aritmética:perspectiva construtivista. Coimbra: Livraria Almedina, 1993.
NUNES, Terezinha. et al. Introdução à educação Matemática: os números e as operações numéricas. São Paulo: Proem, 2001.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, Jean. Observações sobre a Educação Matemática. In: MANTOVANI DE ASSIS, et al. (org) Educação Matemática: Uma contribuição para a formação continuada de professores. Campinas: Book, 2013b.
PIAGET, Jean. A Psicologia da Inteligência. São Paulo: vozes. 2013a.
PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: dom quixote, 1977.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A Psicologia da criança. 5ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
PIAGET, Jean; SZEMINSKA, Alina. A Gênese do número na criança. 3ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VERGNAUD, Gerard. O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 1/2011, p. 15-27, 2011. http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/02.pdf disponível em 15/06/2017.
ZAIA, Lia Leme. Jogar para desenvolver e construir conhecimento. In: Jogar e aprender matemática. Campinas: Book, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.