Por um currículo sem fundamentos

Autores

  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4581

Palavras-chave:

Base curricular nacional comum, Política de currículo, Discurso, Contextualização, Padrões curriculares

Resumo

Por intermédio de um enfoque pós-estrutural e pós-fundacional, este artigo apresenta uma argumentação crítica ao projeto de base curricular nacional comum. Para tal, investiga alguns textos sobre base curricular nacional, com destaque para os programas de governo dos presidenciáveis de 2014, no Brasil: Aécio Neves, Dilma Roussef e Marina da Silva (substituindo Eduardo Campos). A política por um currículo sem fundamentos significa defender que não há princípios e regras curriculares absolutos, definidos cientificamente ou por qualquer outra razão, fora do jogo político educacional.

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Biografia do Autor

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora nível 1 do CNPq e Cientista do Nosso Estado/Faperj. É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd).

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Lopes, A. C. (2015). Por um currículo sem fundamentos. Linhas Crí­ticas, 21(45), 445–466. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4581

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