A juventude como condição estigmatizante: relações entre desigualdade, violência e experiência escolar

Autores

  • Carina Viviana Kaplan Universidade Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4028

Palavras-chave:

Jovens, Estigmatização, Violência

Resumo

Considerando que os limites da estigmatização e a exclusão transformam-se em processos de atuoexclusão, por meio da força dos mecanismos inconscientes da dominação simbólica, torna-se imperioso identificar os pontos de vista dos jovens. Constata-se hoje um discurso dual sobre os e as adolescentes e jovens: são a promessa do futuro e, ao mesmo tempo, violentos criminosos que ameaçam a “tranquilidade social”. Esse trabalho, portanto, pretende contribuir para facilitar uma virada analítica no campo da pesquisa sobre violência nas escolas que se distancie dos enfoques hegemônicos próprios da sensatez penal e do racismo biologicista. O termo “violência” na pesquisa socioeducativa tem uma diversidade de significados, inclusive contraditórios, e em vários dos quais mantém parte daqueles que provêm do sentido comum e de ditos paradigmas científicos hegemônicos. Trata-se, como desafio e utopia, de mudar esta visão, que tende a se impor como verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Viviana Kaplan, Universidade Nacional de La Plata

Carina Kaplan, doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Ciências Sociais e Educação pela FLACSO, Argentina. Professora titular da Cátedra Sociologia da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata; Professora Adjunta da Cátedra Sociologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Diretora do Programa de Pesquisa sobre Transformações Sociais, Subjetividade e Processos Educativos com sede no Instituto de Pesquisas em Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires. Pesquisadora de Carreira do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas ”“ CONICET.

Referências

BOURDIEU, Pierre. (1987). Cosas dichas. Barcelona, Gedisa, 2000.

ELIAS, Norbert. El proceso de la civilización. Investigaciones sociogenéticas y psicogenéticas. Madrid, Fondo de Cultura Económica, 1993.

ELIAS, Norbert. La sociedad de los individuos. Barcelona, Península, 2000.

GOFFMAN, Ervin. Estigma. La identidad deteriorada. Buenos Aires, Amorrortu, 1989.

KAPLAN, Carina Viviana. Talentos, dones e inteligencias. El fracaso escolar no es un destino. Buenos Aires, Colihue, 2008.

_______. La confianza hacia las posibilidades de aprender de los alumnos: un umbral necesario para abordar la diversidad sociocultural en la escuela. In: Vergara Fregoso, Martha y Alegría Ríos Gil, Josefa (Coords.): La diversidad cultural: retos y perspectivas para su atención educativa - Argentina, Colombia, Guatemala, México y Perú. Jalisco, México: Editorial Universidad de Guadalajara, 2010, p. 93-112.

_______. Jóvenes en turbulencia. Miradas críticas contra la criminalización de los estudiantes. In: Revista Propuesta Educativa. Buenos Aires, FLACSO, Nº 35, 2011a Disponível em: <http://www.propuestaeducativa.flacso.org.ar/articulo.php?id=26&num=35>. Acessoem: 12 nov. 2011a.

_______. La sensibilidad por la violencia como experiencia cultural y educativa en sociedades de desigualdad. El caso de losjóvenes. Caderno de Estudos Sociais.Recife, Fundação Joaquim Nabuco, vol. 25, n. 1, p. 45-52, jan./jun. 2011b.

MUCHEMBLED, Robert. Una historia de la violencia. Del final de la Edad Media a la actualidad. Buenos Aires, Paidós, 2010.

WATERS, Cas. La civilización de las emociones: Formalización e informalización. In: Kaplan, Carina Viviana (coord.). La civilización en cuestión. Escritos inspirados en la obra de Norbert Elias. Buenos Aires, Miño y Dávila, 2008.

VALLES, Miguel. Técnicas cualitativas de investigación social. Madrid, Síntesis Sociología, 1997.

WIEVIORKA, Michel. Racismo. Una introducción. Barcelona, Gedisa, 2009.

Downloads

Publicado

21.12.2012

Como Citar

Kaplan, C. V. (2012). A juventude como condição estigmatizante: relações entre desigualdade, violência e experiência escolar. Linhas Crí­ticas, 18(37), 599–616. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4028

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.