Vivenciando o referencial freireano na universidade

Autores

  • Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Maria Margarida Machado Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3995

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Referencial freireano, Universidade

Resumo

O artigo aborda experiências significativas de trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), que tomam como referência três concepções do pensamento de Paulo Freire: o diálogo, a construção coletiva e a intencionalidade política das ações educativas. Estas concepções contribuem para a análise de duas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos, em prol da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na universidade: a constituição e participação efetiva no Fórum Goiano de EJA e a intensificação das ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na EJA. Estas experiências apontam nossa “leitura” da atualidade e possibilidades do referencial freireano, num espaço de disputas e concepções teóricas e políticas da universidade.

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Biografia do Autor

Maria Emilia de Castro Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - UFG

Maria Emilia de Castro Rodrigues, pedagoga, mestre em educação pela UFG, doutora em Educação pela UFG. Professora de Didática e Formação de Professores, Estágio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Membro do Fórum Goiano de EJA. Publicações recentes: Os (des)caminhos da integração no currículo do Proeja na Rede Estadual de Educação de Goiás. In: Maria Margarida Machado, Maria Emília de Castro Rodrigues. (Org.). Educação dos Trabalhadores - políticas e projetos em disputa.

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás - UFG

Maria Margarida Machado, licenciada em História, mestre em educação pela UFG, doutora em educação pela PUC/SP. Professora Associada da FE/UFG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. Membro do Fórum Goiano de EJA. Atua em pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos, História e Políticas Públicas de Educação  Básica e Profissional. Publicações recentes: A Educação de Jovens e Adultos e os desafios do Plano Nacional de Educação 2011-2020. In: Cleomar Manhas (org.). Quanto Custa Universalizar o Direito à Educação? Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos.

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Rodrigues, M. E. de C., & Machado, M. M. (2012). Vivenciando o referencial freireano na universidade. Linhas Crí­ticas, 18(37), 485–503. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3995

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

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