Interlocuções com as crianças: sala de aula é lugar de conversar!
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc31202556851Palavras-chave:
Linguagem oral, Criança, Ensino Fundamental, ConversaçãoResumo
Partimos da importância da linguagem para o desenvolvimento do psiquismo humano e de mediações em sala de aula para sua ocorrência. Observamos a diminuição de atividades de conversação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e delineamos nosso problema de pesquisa: de que modo(s) as conversas espontâneas em sala de aula favorecem aprendizagens e desenvolvimento infantis? Investigamos o uso da linguagem de uma professora-pesquisadora com seus alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escola municipal em Campinas, em 2022, com o objetivo de examinarmos as contribuições do uso da linguagem oral em atividades de conversação. Videogravações auxiliaram na análise das interações marcadas por palavras, gestos e expressões corporais. Verificamos modos diversificados de uso da linguagem pelas crianças para expressar experiências, constituir significações, elaborar pautas culturais e relações sociais. A mediação da professora-pesquisadora orientou a formulação de perguntas, compreensão do raciocínio e validação das participações, inversão nos papéis de quem ensina/quem aprende. Esta pesquisa oferece subsídios para a valorização das conversações no cotidiano escolar, incluindo a participação das professoras, mas num sentido não didatizado e sim de interesse real por aquilo que suas/seus alunas/os têm a dizer.
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