Desinformação em sala: percepções de estudantes de Jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202451083

Palavras-chave:

Jornalismo, Graduação, Desinformação

Resumo

Este artigo estudou percepções de estudantes de graduação em Jornalismo de uma universidade da serra catarinense (Brasil) sobre desinformação. A pesquisa é descritiva, exploratória, e a coleta é feita por formulário on-line, com 24 perguntas, de 16 a 23 de abril de 2021. A amostra é não-probabilística, por conveniência, com 77 respondentes, entre os 88 matriculados no primeiro semestre de 2021. Os resultados indicam: fake news é o termo escolhido para definir o fenômeno; busca-se informação em celulares com internet, em redes sociais e aplicativos de mensagem. Destaca-se: política e saúde são os temas mais afetados, em correntes ou mimetizando conteúdo jornalístico, por adultos radicalizados politicamente à direita. Conclui-se que é preciso desenvolver capacidade crítica, levantando questões como a crítica midiática e o combate à desinformação, a serem estimulados nas universidades, na formação de futuros jornalistas – com currículos que invistam na formação teórico-metodológica e epistemológico-reflexiva, não apenas prática, dos discentes.

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Biografia do Autor

Luiz Henrique Zart, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorando e Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC, 2024). Graduado em Jornalismo pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac, 2016). Coordenador da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami) e Integrante do Grupo de Pesquisa Transverso: Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica. E-mail: luizhenriquezart@hotmail.com

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JORTEC) e participa do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem. E-mail: rcpauli@gmail.com

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Publicado

05.12.2024

Como Citar

Zart, L. H., & Paulino, R. de C. R. (2024). Desinformação em sala: percepções de estudantes de Jornalismo. Linhas Crí­ticas, 30, e51083. https://doi.org/10.26512/lc30202451083

Edição

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Artigos