A [in]visibilidade dos indígenas com deficiência nos marcos legais da educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202349796

Palavras-chave:

Indígena com deficiência, Educação Especial, Legislação, Brasil, Amazonas

Resumo

Este trabalho visa analisar a garantia do direito ao ensino especializado para povos originários no contexto legal da Educação Especial, considerando suas particularidades. Para compreender a visibilidade desse atendimento para essa demanda utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa. A inclusão escolar não é uma opção, mas um desafio essencial na atualidade. A pesquisa mostrou uma quantidade significativa de alunos indígenas com deficiência matriculados na Educação Básica no Brasil, o que exige uma atenção para sua inclusão, em escolas tanto indígenas como não indígenas.

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Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestre em educação pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL-Amazônia), na linha de Estudos Indígenas. E-mail: reinaldo_bamn01@hotmail.com

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Doutora em linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela em 2023. Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). E-mail: hellenpicanco@ufam.edu.br

Iranvith Cavalcante Scantbelruy, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Doutor em educação pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. E-mail: iranvith@hotmail.com

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Publicado

09.10.2023

Como Citar

Menezes, R. O., Simas, H. C. P., & Scantbelruy, I. C. (2023). A [in]visibilidade dos indígenas com deficiência nos marcos legais da educação especial. Linhas Crí­ticas, 29, e49796. https://doi.org/10.26512/lc29202349796

Edição

Seção

Artigos