Docência e vida afetiva na prisão: um mapeamento dos estudos brasileiros (2011-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348552

Palavras-chave:

Docência, Emoções, Educação Prisional, Revisão Bibliográfica

Resumo

O ensaio recupera as produções bibliográficas produzidas entre os anos de 2011 a 2021, com o objetivo de compreender como são apresentadas e interpretadas as narrativas afetivas sobre a docência nas prisões. Observa-se que as narrativas apresentadas pelos docentes apontam certos desafios profissionais que acionam emoções diversas e permitem ver o processo complexo e conflitivo da docência em “celas de aula”. Ao final, argumenta-se que esforços investigativos acerca da vida afetiva dos docentes podem contribuir para aprofundar a compreensão das lógicas de sofrimento e de prazer dentro do cárcere.

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Biografia do Autor

Matheus Henrique da Silva, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2023). Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. E-mail: matheushs.soc@gmail.com

Fagner Carniel, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. E-mail: fcarniel@uem.br

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Publicado

28.08.2023

Como Citar

Silva, M. H. da, & Carniel, F. (2023). Docência e vida afetiva na prisão: um mapeamento dos estudos brasileiros (2011-2021). Linhas Crí­ticas, 29, e48552. https://doi.org/10.26512/lc29202348552

Edição

Seção

Ensaios