A curricularização da extensão nos cursos de ingresso da UFABC

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DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348305

Palavras-chave:

Currículo, Extensão, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo aborda a inserção da extensão no currículo dos cursos de ingresso, de formação interdisciplinar, da Universidade Federal do ABC (UFABC), em observância aos dispositivos do Plano Nacional de Educação e das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Esses documentos preconizam que as ações de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. Trata-se de um estudo com caráter qualitativo exploratório, realizado por meio da análise documental. O resultado evidenciou que, a extensão foi inserida nos projetos pedagógicos dos cursos, e estão presentes nos componentes curriculares para a formação discente.

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Biografia do Autor

Ronny Maciel de Mattos, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Mestrando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. E-mail: ronny.mattos@ufabc.edu.br

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. E-mail: evonir.albrecht@ufabc.edu.br

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Publicado

11.08.2023

Como Citar

Mattos, R. M. de, & Albrecht, E. (2023). A curricularização da extensão nos cursos de ingresso da UFABC. Linhas Crí­ticas, 29, e48305. https://doi.org/10.26512/lc29202348305

Edição

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