Inovação em educação na berlinda: da instrumentalização à emancipação

Autores

  • Darlan Marcelo Delgado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4725

Palavras-chave:

Política e gestão educacional, Política de CT&I, Inovação em educação, Teoria crítica

Resumo

O artigo tem como escopo a inovação em educação, particularmente na área de política e gestão educacional. Aborda-se a inovação e suas relações com o setor produtivo e com a política de ciência e tecnologia no contexto em que aquela é crescentemente valorizada como fator gerador de vantagens competitivas para o mercado. O objetivo central da pesquisa é diferenciar duas tipologias polarizadas de inovação em educação, derivadas de concepções educacionais antagônicas - a economicista e a emancipatória -, para, então, esboçar a trajetória `à elaboração da acepção de inovação educacional críticoemancipatória, oriunda das contribuições teóricas dos autores da Teoria Crítica.

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Biografia do Autor

Darlan Marcelo Delgado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - São Paulo

Pós-doutorando em Educação no Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). 

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Delgado, D. M. (2016). Inovação em educação na berlinda: da instrumentalização à emancipação. Linhas Crí­ticas, 21(46), 764–783. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4725