Condições de trabalho em escolas técnicas e formação do trabalhador em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202346374

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação, Condições de trabalho, Docentes, Saúde

Resumo

O objetivo é apresentar uma análise acerca de aspectos das condições de trabalho em instituições que ofertam cursos técnicos da área da saúde no estado de São Paulo e suas relações com a formação dos trabalhadores. Estudo qualitativo, histórico-dialético, envolvendo 10 escolas. Apesar de situações regulamentadas, há precarização das relações de trabalho; contrato como monitores; divisão do trabalho entre professores da teoria e da prática, conforme vínculos empregatícios. A estrutura física e os recursos materiais, no geral, respondem às normativas. Predominam compromissos da maioria das escolas com a manutenção das relações sociais do modo de produção capitalista.

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Biografia do Autor

Adriana Katia Corrêa, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. E-mail: adricor@eerp.usp.br

Maria José Clapis, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo (1997). Professora Sênior da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. E-mail: maclapis@eerp.usp.br

Rosana Aparecida Pereira, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutora em ciências da saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2022). Lider do Capítulo Institute for Healthcare Improvement Open School da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. E-mail: rosanna.pereira@gmail.com

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Publicado

08.05.2023

Como Citar

Corrêa, A. K., Clapis, M. J., & Pereira, R. A. (2023). Condições de trabalho em escolas técnicas e formação do trabalhador em saúde. Linhas Crí­ticas, 29, e46374. https://doi.org/10.26512/lc29202346374

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