Identidades, aprendizagem e mediação intercultural: uma análise antropológica

Autores

  • Ricardo Vieira Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leria, Portugal
  • Ana Vieira Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leria, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4487

Palavras-chave:

Identidades, Aprendizagem, Mestiçagem, Mediação, Interculturalidade

Resumo

Neste texto é discutida a problemática das identidades plurais e sua reconstrução em contextos de educação escolar e não escolar. Discute-se a construção e incorporação de atitudes monoculturais, multiculturais e interculturais, por parte do self, e reconceitualiza-se o conceito de mestiçagem como capaz de dar conta da complexidade identitária dos sujeitos da contemporaneidade em que a mediação intercultural e sociopedagógica, numa lógica preventiva, reabilitadora e antropológica, surge como instrumento fundamental à hospitalidade das culturas e dos sujeitos que a habitam e (re)constroem. Mediante os processos de ensino-aprendizagem, todos nós acabamos por atravessar uma multiplicidade de culturas, códigos linguísticos, mais restritos, mais elaborados, mais locais, mais universais, crenças, valores, saberes, etc. E somos, cada vez mais, mais mestiços, culturalmente. No tipo de reconstrução identitária do self, nos trânsitos culturais potenciados pelas aprendizagens, tornando-se cada vez mais nesse mestiço, parece ter um papel relevante o mediador intercultural, como tentaremos mostrar ao longo deste ensaio.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

Vieira, R., & Vieira, A. (2015). Identidades, aprendizagem e mediação intercultural: uma análise antropológica. Linhas Crí­ticas, 21(44), 95–115. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4487

Edição

Seção

Dossiê 2015 - Antropologia e Educação