Políticas de descentralização impactam negativamente a aprendizagem de professoras iniciantes

Autores

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pura Lúcia Oliver Martins Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4330

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Iniciação à docência, Desenvolvimento profissional, Políticas de descentralização

Resumo

Este estudo foi direcionado para a investigação do processo de desenvolvimento profissional de professoras em início de carreira, atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública. Desenvolveu-se um estudo de caso de matriz crítico-dialética utilizando-se o grupo focal, a observação participante e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam que o contexto de políticas descentralizadoras, em que as professoras estão inseridas, influencia negativamente seu desenvolvimento profissional. Essa constatação fornece uma visão sobre como tais políticas são assimiladas pelas iniciantes, contribuindo para o avanço dos estudos sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Lucinalva; LEITE, Carlinda; SANTIAGO, Eliete. Um olhar para as políticas curriculares para a formação de professores no Brasil e em Portugal na transição do século XX para o século XXI. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 23, n. 23, 119-135. 2013. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3357>. Acesso em: 10 ago. 2013.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas e Programas de Apoio aos Professores Iniciantes no Brasil. In: Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia, 3, 2012, Santiago do Chile, Anais..., Santiago do Chile: UA. 1 Cd-Rom.

BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

BRUNO, Lucia. Educación y poder. In: FELDFEBER, Myriam; OLIVEIRA, Dalila Andrade. (Comps.). Políticas educativas y trabajo docente. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2006. 91-109.

CASTORIADIS, Cornelius. A experiência do movimento operário. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CORSI, Adriana Maria. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no ensino fundamental. 2005. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 11 jul. 2010.

ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, v. 17, n. 51, 573-743, set.-dez. 2012.

IMBERNÓN, Francisco. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. 3. ed. Barcelona: Graó, 1998.

JORDELL, Karl Oynvind. Structural and Personal influences in the Socialization of Beginning Teachers. Teaching & Teacher Education, 3 (3), 1987. 165-177.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2005.

MARCELO, Carlos. Políticas de inserción a la docencia: De eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. 2006. Disponível em: <http://preal.org/ENGL/BusquedaNN.asp>. Acesso em: 12 out. 2010.

MARCELO, Carlos. Formação de Professores ”“ para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARCELO, Carlos. Título. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; MARTINS, Pura Lucia Oliver. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. Páginas.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Processos de Formação de Professoras Iniciantes. 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.

NÓVOA, Antônio. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. El trabajo docente y la nueva regulación educativa en América Latina. In: FELDFEBER, Myriam; OLIVEIRA, Dalila Andrade. (Comps.). Políticas educativas y trabajo docente. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2006. 17- 31.

PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Estado e Terceiro Setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educ. Soc., Campinas, CEDES, v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009.

PORTELLA, Vanessa. Residência docente: um programa em desenvolvimento. In: Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia, 3, 2012, Santiago do Chile, Anais..., Santiago do Chile: UA. 1 Cd-Rom.

SANTOS, Oder José dos. Reestruturação capitalista: educação e escola. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, FaE/UFMG, v. 13, n. 1, 70-89, jan.-jul. 2004.

SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima. La resignificación de la democracia escolar mediante el discurso gerencial: liderazgo, gestión democrática y gestión participativa. In: FELDFEBER, Myriam; OLIVEIRA, Dalila Andrade. (Comps.). Políticas educativas y trabajo docente. Buenos Aires, Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2006. 221-237.

STIVANIN, Neridiana Fabia; ZANCHET, Beatriz Maria Boessio Atrib. Docentes universitários iniciantes: percepções sobre um programa de inserção à docência. In: Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia, 3, 2012, Santiago do Chile, Anais..., Santiago do Chile: UA. 1 Cd - Rom.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

YANNOULAS, Silvia Cristina; OLIVEIRA, Talita Santos. Avatares de Prometeu: duas décadas de avaliação e regulação das políticas educacionais. Linhas Críticas, Brasília, UnB, v. 19, n. 38, 71-88, jan.-abr. 2013.

Downloads

Publicado

02.09.2014

Como Citar

Papi, S. de O. G., & Martins, P. L. O. (2014). Políticas de descentralização impactam negativamente a aprendizagem de professoras iniciantes. Linhas Crí­ticas, 20(42), 421–441. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4330

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.