Avaliação como aprendizagem em ambiente on-line
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4186Palavras-chave:
Avaliação das aprendizagens on-line, Elearning, Blearning, EaD, TICResumo
Neste trabalho, discute-se o conceito da ‘avaliação das aprendizagens’ numa perspetiva de ‘avaliação para a aprendizagem’ e de ‘avaliação como aprendizagem’ em ambiente on-line. Tendo isto em conta, apresentam-se alguns pressupostos que deverão estar subjacentes à avaliação das aprendizagens em ambiente on-line, nomeadamente ao nível do que se entende por objeto de avaliação e respectivo domínio da aprendizagem e da sua operacionalização. Releva-se ainda a importância que o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs) poderá ter na criação de contextos de aprendizagem (e de avaliação das aprendizagens) inovadores e autênticos.
Downloads
Referências
ANDERSON, Janice. Final Report: Flexible Learning Leaders. Research Investigation on Online Assessment as an Integral Part of Flexible Online Delivery. 2001. Disponível em: http://flexiblelearning.net.au/leaders/past_fellows /2001/janice_anderson.htm. Acesso em: 5 out. 2012.
BALULA, Ana; MOREIRA, António. Hows and Whys in Online Assessment. International Journal of Information and Operations Management Education, 3(4), pp. 382-391. Inderscience Publishers. 2010.
BALULA, Ana; PAIS, Fátima; MOREIRA, António. O Papel das estratégias num curso em bLearning: O Caso do Mestrado/CFE em Multimédia em Educação ”“ 2003/2004. eLES’04 ”“ eLearning no Ensino Superior. Aveiro: Universidade de Aveiro. 27-30 out. 2004.
BALULA, Ana. A Avaliação das Aprendizagens em contexto de eLearning, Nov@ Formação ”“ “eLearning e Avaliação ”“ Métodos e Indicadores”. Lisboa: Inofor, 6, pp.7-10, dez. 2005.
BALULA, Ana. E-assessment no Ensino Superior: Constrangimentos e Potencialidades. Dissertação de Mestrado [não publicada]. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1376. Universidade de Aveiro. 2006. Acesso em: 23 set. 2012.
BALULA, Ana. Proposta de Modelo de Avaliação das Actividades de Ensino Online ”“ Um Estudo do Ensino Superior Português. Tese de Doutoramento [não publicada]. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/1123. Universidade de Aveiro. 2010. Acesso em: 25 set. 2012.
BOUD, David (2004). Creating assessment for learning through life. In GIL, Victor; ALARCÃO, Isabel; HOOGHOFF, Hans. Chalenges in Teaching & Learning in Higher Education, Aveiro: Universidade de Aveiro. 2004.
BOUD, David. Sustainable Assessment: rethinking assessment for the learning society. Studies in Continuing Education, 22, 2, 151-167. 2000.
FERREIRA, Cristina. A Avaliação das aprendizagens no Trabalho Laboratorial em Biologia: uma proposta para o ensino secundário. Dissertação de Mestrado [não publicada]. Universidade de Aveiro. 2003.
GIL, Victor. Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior. Texto apresentado a 2 de Outubro de 2002, na Universidade de Aveiro, no formato de Comunicação convidada, na Jornada “Avaliação Contínua no Ensino Superior”, promovida pelo Instituto de Formação Inicial Universitária e pelo Conselho Pedagógico da UA. [não publicado].
HADJI, Charles. A Avaliação, Regras do Jogo. Porto: Porto Editora. 1994.
JAMES, Richard; McINNIS, Craig; DEVLIN, Marcia. Assessing Learning in Australian Universities. Australia: Australian Universities Teaching Committee. 2002. Disponível em: http://www.cshe.unimelb.edu.au/assessinglearning/docs/ AssessingLearning.pdf. Acesso em: 23 set. 2012.
JISC. Effective Assessment in a Digital Age: A guide to technology-enhanced assessment and feedback. HEFCE, 2010.
JUNQUEIRA, Eduardo. Linhas Críticas. Brasília, DF, n.36, p.417-431, maio/ago. 2012.
PHILLIPS, Rob. Facilitating online discussion for interactive multimédia project management. The OTiS International e-Workshop on Developing Online Tutoring Skills. Aberdeen, Scotland. 8-12 maio 2000. Disponível em: http://researchrepository.murdoch.edu.au/12202/ . Acesso em: 23 out. 2012.
POMBO, Lúcia, BALULA, Ana, LOUREIRO, Maria João & MOREIRA, António. Diversity of strategies to promote effective b-Learning: a case study in Higher Education. In BERNATH, Ulrich, SZÜCS, András; TAIT, Alan; VIDAL, Martine. Distance and E-learning in Transition ”“ Learning Innovation, Technology and Social Challenges. London: ISTE & John Wiley & Sons, Inc., pp. 627-644. 2009.
SANTOS, Carlos. Avaliação da participação on-line em ambientes de e-Learning ”“ a metodologia desenvolvida para aplicação em duas disciplinas do Mestrado/CFE Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, Nov@ Formação ”“ “eLearning e Avaliação ”“ Métodos e Indicadores”. Lisboa: Inofor, 6, pp.33-36, dez. 2005.
VALADARES, Jorge; GRAÇA, Margarida. Avaliando para melhorar a aprendizagem. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1998.
WIGGINS, Grant. Educative assessment. San Francisco: Jossey Bass, 1998.
WILLIAM, Dylan. What is assessment for learning?. Studies in Educational Evaluation, 37, pp. 3-14. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.