Pibid e as aprendizagens sobre a docência na relação universidade e escola

Autores

  • Elí Henn Fabris Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Sandra de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4156

Palavras-chave:

Pibid, Formação inicial, Docência contemporânea

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa financiada pelo CNPq. Nesse recorte analisamos as práticas pedagógicas e experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), buscando responder “o que aprendem sobre a docência esses atores institucionais?” e “em que lógica governamental estão ancoradas tais aprendizagens?” Como metodologia utilizamos a análise de questionários e blogs, orientada pelo referencial dos estudos foucaultianos e estudos sobre a docência. Resultados preliminares apontam para três grupos de enunciações que sinteticamente apresentamos através das seguintes expressões: Mobilização(1), Inovação(2), Parceria e trabalho coletivo(3).

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Biografia do Autor

Elí Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI).

Sandra de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestre em Educação e doutoranda do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ”“ Unisinos.

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Publicado

25.09.2013

Como Citar

Fabris, E. H., & Oliveira, S. de. (2013). Pibid e as aprendizagens sobre a docência na relação universidade e escola. Linhas Crí­ticas, 19(39), 429–448. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4156

Edição

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