Professoras que ensinam matemática nos anos iniciais e sua formação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3842Palavras-chave:
Educação matemática nos anos iniciais, Formação de professores, Práticas docentesResumo
O artigo apresenta uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental que investigou quais as percepções que eles têm sobre a sua formação, no que diz respeito à educação matemática, visando discutir possíveis implicações destas percepções. Participaram do estudo cinquenta professores da rede pública municipal de Santa Maria, RS, que responderam a um questionário, cuja interpretação foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade dediscutir-se, de forma mais aprimorada, a formação oferecida pelas disciplinas curriculares relativas à educação matemática nos cursos de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.
Downloads
Referências
ASSIS, Caroline Penteado; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. A inclusão escolar e utilização de tecnologia assistiva para alunos com seqüelas de mielomeningocele: opinião de professores. Revista Educação Especial, jan./abr. de 2011, n. 39, v. 24.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa:Edições 70, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
CARRAHER David; CARRAHER, Terezinha; SCHLIEMANN, Ana Lúcia.Na vida dez, na escola zero.SãoPaulo: Cortez, 1991.
CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática:percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
GONZALES, Maria Helena; BRITO, Márcia Regina F. Atitudes (des)favoráveis com relação à matemática. Zetetiké, Campinas: CEMPEM/UNICAMP, vol. 4 (2), n. 6, p.45-63. 1996.
GRANDO, Regina Célia. Investigações geométricas na formação de professores que ensinam matemática. In: LOPES, Celi Espasadin Lopes; NACARATO, Adair Mendes. Educação Matemática,leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 201-217.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In:LORENZATO, Sérgio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores.Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 3-38.
MAGINA, Sandra; SPINILLO, Aline Galvão. Alguns ‘mitos’ sobre a educação matemática e suas consequências para o ensino fundamental. In: Regina Maria Pavanello. (Org.). Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: A pesquisa e a sala de aula. 1 ed. São Paulo: Ed. SBEM, v. 2, 2004, p. 7-36.
MOURA, Manoel Oriosvaldo et al. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Diálogos Educacionais,Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lucia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
______. PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 7-26.
PASSOS, Cármen Lucia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de Professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de Professoraes. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 77- 91.
SERRAZINA, Maria de Lurdes. Os materiais e o Ensino da Matemática. Revista Educação eMatemática, Lisboa, n. 13, 1990. Publicação da APM.
SMEHA, Luciane; FERREIRA, Iolete de Vlieger. Prazer e sofrimento docente nos processos de inclusão escolar. Revista Educação Especial, 2008, nº 31, v. 21.
THOMPSON, Alba Gonzalez. A relação entre concepções de matemática e o ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetiké,Campinas, v.5. n. 8, p.11-44, jul./dez, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.