Afetar e sensibilizar na educação: uma proposta transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3698Palavras-chave:
Educação, Afetividade, Sensibilidade, Transdisciplinaridade, Formação docenteResumo
A proposta complexa e transdisciplinar abre novas perspectivas para o campo educacional. Essas perspectivas procuraram religar o conhecimento à vida, reorientando os processos de formação para que se valorize a constituição de um sujeito sensível e afetivo. A vocação transdisciplinar institui novas práticas pedagógicas formadoras de uma razão-afetivo-sensível, capaz de promover uma visão mais integrada do ser humano. Nesta concepção de educação, o processo ensino-aprendizagem supera o processo lógico e intelectual, torna-se um processo dinâmico, coerente, dialógico e criativo. Promover a proposta transdisciplinar na formação docente passa pela vivência de formar pessoas que tornarão nossa experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henri Wallon. Psicologia:Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 13, n. 2, p. 239-249, mai./ago. 1997.
ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Os sentidos da sensibilidade e sua fruição no fenômeno do educar.Educação em Revista.[online]. 2009, v. 25, n. 2, p. 199-221. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000200009&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 26 maio 2011.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação:rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
BARTHES, Roland. A preparação do romance I:da vida à obra. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BORDAS, Miguel Angel Garcia. O processo educacional, a comunicação e os agentes duplos: elementos para uma teoria da ação educativa em base semiótica. Revista Ágere,Salvador: v.1, p. 88-105, 1999.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação.Porto: Porto, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aprender o amor:sobre um afeto que se ensina a viver. São Paulo: Papirus, 2005.
________. Humanizar é educar: o desafio de formar pessoas através da educação. Escritos abreviados.Portal Educacional do Estado do Paraná, n. 3, 2008. (Série cultura/educação)
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos/Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2008. Disponível em:<http://www.mj.gov.br/sedh/edh/pnedhpor.pdf>. Acesso em: 26 maio 2011.
CANDAU, Vera Maria et al. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos.Petrópolis: Vozes, 1995.
CODO, Wanderley; GAZZOTTI, Andréia Alessandra. Trabalho e afetividade. In: CODO, Wanderley.Educação: carinho e trabalho.Petrópolis: Vozes/Brasília CNTE e Brasília LPT, 1999.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.São Paulo: Cortez, 2003.
DANTAS, Heloysa. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE,Yves de; DANTAS, Heloisa; OLIVEIRA, Marta Kohl. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticasem discussão. São Paulo: Summus, 1992.
______. Emoção e ação pedagógica na infância: contribuição de Wallon. Temas em Psicologia.Sociedade Brasileira de Psicologia, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 73-76, dez. 1993.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação.Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir.São Paulo: Cortez, 2000.
FERNANDÉZ, Alicia. A inteligência aprisionada.Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FREIRE, Paulo. A educação do futuro. Jornal O Globo. Rio de Janeiro, 24 maio 1997, Caderno Prosa & Verso.
______. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz eTerra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Educar para um outro mundo possível.São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GROTTA, Ellen Cristina Baptistella. Processo de formação do leitor:relato e análise de quatro históriasde vida. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação), Unicamp, Campinas, 2000.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia.3. ed. Rio de Janeiro: JorgeZahar, 2001.
LEITE, Sérgio Antonio da Silva; TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula:ascondições de ensino e a mediação do professor. Disponível em: < http://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf>. Acesso em: 26 maio 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. TecnologiaEducacional, Rio de Janeiro, n. 61, p. 6-15, nov./dez., 1984.
LOWEN, Alexander. Alegria:a entrega ao corpo e à vida. São Paulo: Summus, 1997.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Emoção e ação pedagógica na infância: contribuições da psicologia humanista. Temas em Psicologia,Sociedade Brasileira de Psicologia, SãoPaulo, n. 3, p. 67-72, 1993.
______. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia daEducação,São Paulo, n. 20, jan./jun., 2005.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível.São Paulo: Perspectiva, 1984.
MORAES, Maria Cândida. Educar na biologia do amor e da solidariedade.Petrópolis: Vozes, 2003.
______. O pensamento eco-sistêmico:educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis:Vozes, 2004.
MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade:a reforma da universidade e do ensinofundamental. Natal: EdufRN, 1999.
______. A cabeça bem-feita:repensar a reforma, reformar o pensamento. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
______. Introdução ao pensamento complexo.Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
______. O Método. As Ideias.Tradução de Juremir Machado da. Silva. Porto Alegre: Sulina, 2008. v. 4.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro.Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva eJeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade.São Paulo: Trion, 2001.
PEREIRA, Maria Izabel Galvão Gomes. Emoções e conflitos:análise da dinâmica das interações numaclasse de educação infantil. 1998. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, SãoPaulo, 1998.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida.Disponível em: <http://www.cetrans.futuro.usp.br/pineau.htm>. Acesso em 30 set. 1999.
PINO, Angel. As marcas do humano:Ã s origens da constituição cultural da criança na perspectiva deLev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A Nova Aliança:A Metamorfose da Ciência. Tradução de Miguel,Faria e Maria, Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Editora da UnB, 1997.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências.Porto: Afrontamento, 1987.
SILVA, Vera Lucia de Souza. Educar para a conexão:uma visão transdisciplinar de educação para saúde integral. Blumenau: Nova Letra, 2004.SNYDERS, Georges. Alunos felizes.São Paulo: Paz e terra, 1993.
SOUZA, Ruth Catarina; MAGALHÃES, Solange Martins; GUIMARÃES, Valter Soares. Sindicalização docente na produção acadêmica da Região Centro-Oeste. In: SEMINÁRIO PARA DISCUSSÃO DEPESQUISAS E CONSTITUIÇÃO DE REDE DE PESQUISADORES, 9., 2009. Rio de Janeiro, Anais...Rio deJaneiro: IUPERJ/UFRJ/UnB, 2009a. p. 1-11. Disponível em: <http://nupet.iuperj.br/rede/seminario2009.htm>.Acesso em: 26 maio 2011.
______. O professor na literatura contemporânea ”“ ausência ou presença alheada? In: REUNIÃOANUAL DA ANPED, 32., 2009. Caxambu, Anais...Caxambu: 2009b.
______. A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores (as) na região centro-oeste. SEMEDU Seminário Educação, 2010. Cuiabá, Anais...Cuiabá:Universidade Federal de Mato Grosso, 2010.
SWIMME, Brian. O universo é um dragão verde.São Paulo: Cultrix, 1991.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e produção escrita:a mediação do professor em sala deaula. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação), UNICAMP, Campinas, 2000. Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000195521>. Acesso em: 26 maio 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais:a pesquisa qualitativaem educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente:o desenvolvimento dos processos psicológicos supe riores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança.São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.
______. Do acto ao pensamento.Lisboa: Moraes Editores, 1978.
______. Psicologia e educação da infância.Lisboa: Estampa, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.