Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36668Palavras-chave:
Educação física, Professores, Formação de professores, Prática pedagógica, InovaçãoResumo
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as trajetórias de formação e as práticas pedagógicas declaradas de professores de educação física que buscam inovar em suas aulas. Este é um estudo multicasos e biográfico, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, pode-se destacar as seguintes inovações nas aulas: diversificação de conteúdos e estratégias metodológicas, a inserção de badminton e a criação de turmas de treinamento, a utilização de videogame e a criação de uma sala de jogos na escola. Ao longo de suas trajetórias profissionais, estes docentes buscaram expandir seus conhecimentos e competências, agindo como experts adaptativos.
Downloads
Referências
Almeida, F. Q. de. (2017). Educação Física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, 21(3): 7-16. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5312
Altet, M. (2017). A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa, 47(166): 1196-1223. https://doi.org/10.1590/198053144321
Bransford, J., Derry, S., Berliner, D., Hammerness, K., & Beckert, K. L. (2019). As teorias da aprendizagem e seus papéis no ensino. Em I. Darling-Hammond, & J. Bransford (Org.). Preparando os professores para um mundo em transformação (pp. 34-74). Penso.
Carlan, P., Kunz, E., & Fensterseifer, P. E. (2012). O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica “inovadora”. Movimento, 18: 55-75. https://doi.org/10.22456/1982-8918.29643
Darling-Hammond, L., Hammerness, K., Grossman, P., Rust, F., & Shulman, L. (2019). A elaboração de programas de formação de professores. Em L. Darling-Hammond & J Bransford (Orgs.). Preparando os professores para um mundo em transformação (pp. 333-377). Penso.
Esteve, J. M. (1995). Mudanças sociais e função docente. Em A. Nóvoa (Org.). Profissão professor (pp. 93-124). Porto.
Faria, B. A., Brach, V., Machado, T. da S., Moraes, C. E. A., Almeida, U. R., & Almeida, F. Q. (2010). Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el Deporte, 12(11): 11-28. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3217498
Faria, B. A., Machado, T. S., & Bracht, V. (2012). A inovação e o desinvestimento pedagógico na educação física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, 18(1): 120-129. http://doi.org/10.1590/S1980-65742012000100013
Fensterseifer, P. E., & Silva, M. A. (2011). Ensaiando o novo em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 33(1): 119-134. http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/874/628
Fullan, M. (2001). The new meaning of educational change. Teachers College Press.
Fullan, M. (2009). O significado da mudança educacional (4 ed.). ArtMed.
Gal-Petitfaux, N. (2013). Analyser la leçon d’ÉPS: des modèles prescriptifs aux modèles descriptifs des activités en classe. Em B. Boda, & A. COSTON (Org.) La leçon d’ÉPS en question (pp. 12-18). AEEPS.
Gauthier, C., Martineau, S., Desbiens, J-F., Malo, A., & Simard, D. (2013). Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. EdUnijuí.
Gil, J. M. S. (1999). Inovação e investigação educativa: aproximação a uma relação incerta. Em V. Molina Neto, & A. Triviños (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física (pp. 29-43). Sulina.
Goodson, I. F. (1995). Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. Em A. Nóvoa (Org.). Vidas de professores (pp. 63-78). Porto Ed.
Hammerness, K., Darling-Hammond, L., Bransford, J., Berliner, D., Cochran-Smith, M., McDonald, M., & Zeichner, K. (2019). Como os professores aprendem e se desenvolvem. Em L. Darling-Hammond, & J. Bransford (Org.). Preparando os professores para um mundo em transformação (pp. 306-332). Penso.
Hatano, G., & Oura, Y. (2003). Commentary: reconceptualizing school learning using insight from expertise research. Educational Researcher, 32(8): 26-29. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0013189X032008026
Maldonado, D. T., Farias, U. de S., Nogueira, V. A., Santos, A. R., Meireles, B. F., Moreira, V. dos S., & Freire, E. dos S. (2018). Indícios de mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, 22(1): 77-92. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6279/4245
Messina, G. (2001). Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, 114: 225-233. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300010
Moita, M. C. (1995). Percursos de formação e trans-formação. Em A. Nóvoa (Org.). Vidas de professores (pp. 111-140). Porto Ed.
Paillé, P., & Muchielli, A. (2012). L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Armand Colin.
Perrenoud, P. (1999). Le pilotage négocié du changement dans les systèmes éducatifs. Em J. Lurin, & C. Nidegger (Org.). Expertise et décisions dans les politiques pédagogiques de l’enseignement (pp. 88-103). Service de la recherche en éducation.
Schwartz, D. L., Bransford, J. D., & Sears, D. (2005) Efficiency and innovation in transfer. Em J. Mestre (Org.). Transfer of learning: research and perspectives (pp. 1-52). Information Age Publishing.
Silva, B. S., Souza, A. C. F., & Martins, M. Z. (2019). Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de Educação Esportiva da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 42: 1-8. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2019.04.003
Silva, M. S., & Bracht, V. (2012). Na pista de práticas e professores inovadores na educação física. Kinesis, 30(1): 75-88. http://doi.org/10.5902/010283085718
Soares, A. J. G., Millen Neto, A. R., & Ferreira, A. C. (2013). A pedagogia do esporte na educação física no contexto de uma escola eficaz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 35(2): 297-310. http://doi.org/10.1590/S0101-32892013000200004
Woods, P. (1995). Aspectos sociais da criatividade do professor. Em A. Nóvoa (Org.). Profissão professor (pp. 125-153). Porto Ed.
Yin, R. K. (2015). Estudos de caso: planejamento e métodos. Bookman.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Godoi, Bruno da Silva Pinto, Joami Bettim Cabeleira, Renato Gagg Lourenço, Evando Carlos Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.