Material instrucional de educação ambiental: instrumento de gestão pública em Curitiba, PR

Autores

  • Samira El Ghoz Leme
  • Maclovia Corrêa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3620

Palavras-chave:

Educação ambiental;, Materiais instrucionais;, Política pública;, Diálogos interinstitucionais

Resumo

O presente artigo recupera registros históricos de políticas públicas da coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares, os quais contribuem para a análise da aplicabilidade e respostas às demandas por materiais instrucionais de Educação Ambiental, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente em Curitiba, PR. Foca-se no relato de experiência de criação de diálogos entre setores, originados pelo Guia do Projeto Ecocidadão, recurso pedagógico concebido para a formação de multiplicadores. O Museu de História Natural do Capão da Imbuia é o berço das ações curitibanas de Educação Ambiental, que versavam, em 1970, sobre a conservação da flora e fauna. Mais tarde, nos anos 1980, elas se expandiram para o cotidiano urbano por meio de programas e projetos comunitários. Cresceu a importância dos Materiais Instrucionais para dialogar com as interfaces sociais, culturais, econômicas, ecológicas e políticas. Nesse processo, concluiu- se que os Materiais Instrucionais são instrumentos articuladores de educação e comunicação interinstitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIROL, Philippe. Como iniciar um processo de integração. In: VARGAS, Heliana;RIBEIRO, Helena (Org.). Novos instrumentos de gestão ambiental urbana.São Paulo:Edusp, 2001. p. 21-42.

BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente. 1981. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2008.

______. Política Nacional de Educação Ambiental. 1999. Disponível em: < www. planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 24 set. 2009.

______. Constituição Federal do Brasil. 1988. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2007.

______. Estatuto das cidades: Lei Federal nº 10.257. 2001. Disponível em:. Acesso em:24 set. 2008.

CURITIBA. Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Coletânea de LegislaçãoAmbiental de Curitiba: que dispõe sobre a política de proteção, conservação e recupe-ração do meio ambiente. Curitiba: Artes Gráficas Unificado, 1998.

______. Lei Municipal nº 699. Estabelece o Código de Posturas e Obras do Município.1953.

CURITIBA. Lei Orgânica. Institui a Educação Ambiental como um dos instrumentospara alcançar proteção, preservação e conservação do meio ambiente. 1990. In:______. Coletânea de Legislação Ambiental de Curitiba. Curitiba: Artes Gráficas Unifi-cado, 1998.

______. Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Lei nº 7.833 de 19 de de-zembro de 1991. Dispõe sobre a política de proteção, conservação e recuperação domeio ambiente. In: ______. Coletânea de Legislação Ambiental de Curitiba. Curitiba: ArtesGráficas Unificado, 1998.

______. Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Lei nº 8.985. 1996. In:______. Coletânea de Legislação Ambiental de Curitiba. Curitiba: Artes Gráficas Unifi-cado, 1998.

______. Decreto Municipal nº 983 de 26 de outubro de 2004. Regulamenta a Lei nº7.833/1991 dispondo sobre a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição finalde resíduos sólidos em Curitiba. 2004. Disponível em: .Acesso em: 23 maio 2009.

______. Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Projeto Ecocidadão: reciclagem e inclusão total. Curitiba, 2007 (não publicado).

______. Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Guia para multiplicadoresdos catadores de materiais recicláveis de Curitiba: Projeto Ecocidadão. Curitiba, 2009 (nãopublicado).

DIETZ, Low Ann; TAMAIO, Irineu (Org.). Aprenda fazendo: apoio aos processos deEducação Ambiental. Brasília, DF: WWF Brasil, 2000.

ERTHAL, Maria A. Histórico do coletor do material reciclável de Curitiba. Curitiba, 2005(não publicado).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÃSTICA. Pesquisa Nacionalde Saneamento Básico: 2000. Disponível em: . Acesso em:23 maio 2009.

JARDIM, Niza (Coord.) et al. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado.São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas/Cempre, 1995.

JORGE, Wilson E. Política e planejamento territorial. In: PHILLIPI JUNIOR, Arlindo;ROMÉRIO, Marcelo A; BRUNA, Gilda C. Curso de gestão ambiental. São Paulo: Manole,2004. p. 737-758.

LOUREIRO, Carlos F. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. SãoPaulo: Cortez, 2005.

LOVELOCK, James. A vingança de Gaia. Trad.: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Intrín-seca, 2006.

LUZZI, Daniel. Educação Ambiental: pedagogia, política e sociedade. In: PHILIPPIJUNIOR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília (Org.). Educação ambiental e sustentabili-dade. Barueri, SP: Manole, 2005. p. 381-400.

MAGOZO, Helena Maria Campos. Subjetividade no processo educativo: contribuições da psicologia à educação ambiental. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; PELICIONI,Maria Cecília (Org.). Educação ambiental e sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2005.p. 421-436.

ORLANDI, Eni P. O discurso da educação ambiental. In: TRAJBER, Rachel; MAN-ZOCHI, Lúcia (Coord.). Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais impressos.São Paulo: Instituto Ecoar para a Cidadania, 1996. p. 37-47.

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; MALHEIROS, Tadeu F. Saúde ambiental e desenvolvi-mento. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília (Org.). Educaçãoambiental e sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2005. p. 59-84.

SILVA, Telma D. O cidadão e a coletividade: as identificações produzidas no discursoda educação ambiental. In: TRAJBER, Rachel; MANZOCHI, Lúcia H. Avaliando aeducação ambiental no Brasil: materiais impressos. São Paulo: Instituto Ecoar para aCidadania, 1996. p. 47-58.

TRINDADE, Etelvina Maria de Castro (Coord.). Cidade, homem e natureza: uma histó-ria das políticas ambientais de Curitiba. Curitiba: Universidade Livre do MeioAmbiente, 1997.

VARGAS, Heliana; RIBEIRO, Helena. Qualidade ambiental urbana: ensaio de umadefinição. In: ______; ______ (Org.). Novos instrumentos de gestão ambiental urbana.SãoPaulo: Edusp, 2001. p. 13-19.

VIEIRA, Paulo. A problemática ambiental e as ciências sociais no Brasil (1980-1990).In: HOGAN, Daniel; VIEIRA, Paulo (Org.). Dilemas socioambientais e desenvolvimentosustentável. Campinas: Edunicamp, 1995. p. 103-147.

VIEZZER, Moema; OVALLES, Omar. Manual latino-americano de educação ambiental.São Paulo: Gaia, 1995.

Downloads

Publicado

10.04.2011

Como Citar

Leme, S. E. G., & Silva, M. C. da. (2011). Material instrucional de educação ambiental: instrumento de gestão pública em Curitiba, PR. Linhas Crí­ticas, 16(31), 327–346. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3620