Discursos de um presidente

políticas públicas e educação em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35310

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Políticas Públicas, Educação, Saúde

Resumo

A investigação objetivou identificar e analisar indicativos de políticas sociais em discursos proferidos pelo Presidente da República no período inicial da pandemia no Brasil. As problematizações são: quais as atribuições de um presidente diante da pandemia ocasionada pela COVID-19? Os discursos do presidente do Brasil demonstram qual/quais tipologia(s) de políticas públicas? Em termos metodológicos, foram utilizados discursos oficiais do Presidente da República do Brasil, legislações e reportagens de mídias brasileiras e mundiais. Os resultados demonstram que o Estado gerencial e o desprezo pela ciência contribuem para a disseminação da pandemia e o elevado número de mortos no Brasil. A educação ficou prejudicada.

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Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) e Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Vice Presidente da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina (RECONAL-Edu). E-mail: josemir.barros@unir.br

Juliana Cândido Matias, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2019). Doutoranda em Educação pelo Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) pela UNIR. Professora da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Rolim de Moura, RO, Brasil. E-mail: juhmatias.rm@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8573-6724

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Arquivos adicionais

Publicado

13.05.2021

Como Citar

Almeida Barros, J., & Cândido Matias, J. (2021). Discursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 27, e35310. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35310