Conhecimentos e práticas de lazer
uma perspectiva de trabalho e saúde
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35146Palavras-chave:
Lazer e Conhecimento, Saúde do Professor, Tempo de lazerResumo
O lazer deve fazer parte do cotidiano da população, conforme garantido pela Constituição Federal (Brasil, 1988), porém, nem todos têm acesso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem em grupo focal com oito docentes participantes. Os principais achados foram que as vivências no tempo de lazer não devem se relacionar com o trabalho, pois o lazer é o distanciamento das obrigações, é o descanso físico e mental. Principais vivências no tempo de lazer são: banhos, viagens, filmes, leituras, exercícios físicos e ouvir músicas. O lazer é fundamental para a saúde do docente, pois os relatos de adoecimentos são crescentes nessa população.
Downloads
Referências
Abade, N. S. N. (2016). As academias a céu aberto em Belo Horizonte: interfaces entre lazer e saúde. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ARMPGB
Abreu, N. R., Baldanza, R. F., & Gondin, S, M. G. (2009). Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 6(1), 5-24. https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000100001
Almeida, V. T. M. (2016). Lazer e engajamento no trabalho em docentes-pesquisadores de Universidades Federais. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-ARLNXL
Aquino, C. A. B., & Martins, C. O. M. (2007). Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Subjetividades, 7(2), 479–500. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482007000200013
Braga, I. F., & Santos, A. R. B. (2019). Concepções de lazer sob a perspectiva dos adultos. Licere, 22(4), 285–316. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16270
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (2012). Resolução nº 466/2012 (Dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos). Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
Brougére, G. (2002). Lúdico e educação: novas perspectivas. Linhas Críticas, 8(14), 5-20. https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.2985
Cardano, M. (2017). Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria argumentativa. Vozes.
Dias, C. (2010). Teorias do lazer e positivismo. Eduem.
Dias, C., Nascimento, O. A. S., Buba, M. D., & Lazzarotti-Filho, A. (2017). Estudos do lazer no Brasil em princípios do Século XXI: panorama e perspectivas. Movimento, 23(2), 601–616. https://doi.org/10.22456/1982-8918.66121
Dumazedier, J. (2008). Lazer e cultura popular. Perspectiva.
Ferreira, L. L. (2019). Lições de professores sobre suas alegrias e dores no trabalho. Cadernos de Saúde Pública, 35(1), 1–11. https://doi.org/10.1590/0102-311x00049018
Ferreira, M. C., & Mendonça, H. (2012). Saúde e bem-estar no trabalho: dimensões individuais e culturais. Casa do Psicólogo.
Figueiredo, S. L., & Saré, L. l. P. (2014). Usos e práticas do lazer e dos tempos livres: do consumo à procura da felicidade. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, 1(3), 148–164. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/465/307
Gomes, K. K., Sanchez, H. M., Sanchez, E. G. de M., Sbroggio Júnior, A. L., Arantes Filho, W. M., Silva, L. A. da, Barbosa, M. A., & Porto, C. C. (2017). Qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho em docentes da saúde de uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, 15(1), 18-28. https://www.rbmt.org.br/details/210/pt-BR/qualidade-de-vida-e-qualidade-de-vida-no-trabalho-em-docentes-da-saude-de-uma-instituicao-de-ensino-superior
Marcellino, N. C. (2010). Lazer e educação. Papirus.
Nóbrega, K. B. G., Gomes, M. C. P., Negrão, R. O., Silva, T. M. A., Guedes, V. M. A. P. A., Silva, E. F. S., Aguiar, A. C. F., & Rosas, M. A. (2020). Esporte e lazer na promoção da saúde mental de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Brazilian Journal of Health Review, 3(5), 13228–13241. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-151
Nunes, M. F. O., Hutz, C. S., Pires, J. G., & Oliveira, C. M. (2014). Subjective Well-Being and time use of brazilian PhD professors. Paideia, 24(59), 379–387. https://doi.org/10.1590/1982-43272459201412
Padilha, V. (2010). Shopping center: a catedral das mercadorias. Revista de Administração Contemporânea, 14(1), 191-192. http://doi.org/10.1590/S1415-65552010000100012
Pereira, M. S. (2016). O direito ao lazer do professor de ensino superior. Revista da Faculdade de Direito, (30), 55–75. https://doi.org/10.12957/rfd.2016.14685
Rodrigues, M. P., Tschoke, A. Drula, A., & Rechia, S. (2014). Espaços de lazer de Curitiba-PR: entre a especificidade e a diversidade. Licere, 17(3), 162–184. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.976
Silva, C. L., Souza, M. F., Rossi-Filho, S., & Silva, L. F. (2017). Atividade física de lazer e saúde: uma revisão sistemática. Mudanças, 25(1), 57–65. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v25n1p57-65
Silveira, R. C. P., Ribeiro, I. K. S., Teixeira, G. S., Teixeira, L. N., & Sousa, P. H. A. (2017). Estilo de vida e saúde de docentes de uma Instituição de Ensino Pública. Revista de Enfermagem da UFSM, 7(4), 601-614. https://doi.org/10.5902/2179769224713
Silvestre, B. M., & Amaral, S. C. F. (2017). O lazer dos professores da rede estadual paulista: uma investigação comparativa entre os gêneros. Licere, 20(1), 60–87. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1587
Tolocka, R. E., Ramos, E. P., & Peruchi, L. P. L. (2019). Saúde e atividades de lazer de jovens no ensino médio. Revista de Atenção à Saúde, 17(59), 39–43. https://doi.org/10.13037/ras.vol17n59.5846
Trad, L. A. B. (2009). Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, 19(3), 777–796. https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013
Werle, V. (2018). Relações entre lazer e saúde em tempos de cultura somática. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, 5(2), 20–32. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/603/410
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Martin Dharlle Oliveira Santana, Ana Paula Machado Silva, Bárbara Carvalho de Araújo, Ruhena Kelber Abrão Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.