Avaliação

a relação entre significado, concepção e procedimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34246

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Avaliação escolar

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo teórico sobre a avaliação. Partiu de pesquisadores que constituem leitura clássica sobre a temática e produções recentes que apresentam uma visão crítica sobre o ato de avaliar. Propôs-se compreender o significado da avaliação com aporte na Teoria Histórico-Cultural que tem no Materialismo Histórico-Dialético os fundamentos para compreender a constituição da psique humana. Constatou-se que o significado da avaliação é proveniente dos processos de trabalho - atividade que marca o desenvolvimento humano. A avaliação educacional é condizente com os fins estabelecidos para a educação e a concepção de avaliação é definidora dos procedimentos avaliativos.

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Biografia do Autor

Eliane Brunetto Pertile, Instituto Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento, aprendizagem e educação (UEM) e líder do grupo de estudos e pesquisa em Educação Especial e Inclusão Escolar (IFPR). E-mail: eliane.pertile@ifpr.edu.br

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento, aprendizagem e educação. E-mail: nnrmori@uem.br

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Publicado

08.12.2020

Como Citar

Brunetto Pertile, E., & Nonato Ribeiro Mori, N. (2020). Avaliação: a relação entre significado, concepção e procedimentos. Linhas Crí­ticas, 26, e34246. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34246