Festa Popular e educação: um estudo de casos sob as reflexões de Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3239Keywords:
Educação;, Cultura;, Cultura popular;, RousseauAbstract
O texto procura estabelecer uma relação entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau a respeito das festas populares e um festival cultural que se realiza anualmente em um pequeno município do norte brasileiro, como resultado de sua pesquisa de campo. Procura explorar também a atualidade do pensador genebrino com suas idéias de valorização da sensibilidade, da solidariedade, da liberdade e da igualdade como contraponto à atual desumanização processada pela desigualdade socioeconômica, globalização e mecanização das relações sociais. Por último, o texto busca salientar o papel da educação e, precisamente, das escolas e instituições públicas educacionais na promoção e valorização dos ideais humanos defendidos por Rousseau.
Downloads
References
ARISTÓTELES. Política. Trad.: Therezinha Monteiro Deutsch Baby Abrão. São Paulo: NovaCultural, 2000 (Coleção Os Pensadores).
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão?Trad.: Estela do Santos Abreu e Cláudio Santoro. 2. ed.Campinas: Papirus, 1991 (Coleção Filosofar no Presente).
CASSIRRER, Ernst. Le problème Jean-Jacques Rousseau. Traduit de l’allemand par Marc B. deLaunay. Préface de Jean Starobinski. Paris: Hachette, 1987.
CHAUÃ, Marilena. Cultura do povo e autoritarismo das elites. In: VALLE, E. et al. A cultura dopovo. São Paulo: Cortez, 1988, p. 119-134.
CURADO, Bento Alves Araújo Jayme Fleuri. Ser(tão) goiano. Goiânia: Kelps, 1998.
DA MATTA, Roberto. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Koogan, 1991.
______. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Koogan, 1990.
DELORS, Jacques (Org.). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da ComissãoInternacional sobre Educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC e Unesco, 2003.
FORTES, Luiz Roberto Salinas. Paradoxo do espetáculo: política e poética em Rousseau. São Paulo:Discurso Editorial, 1997.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREITAS, Jacira de. Política e festa popular em Rousseau: a recusa da representação. São Paulo: Humanitas, 2003.
GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação:visões críticas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
HECK, José N. Ceticismo e trabalho: uma contribuição ao materialismo filosófico. Goiânia: EdUFG, 1997.
______. Thomas Hobbes: passado e futuro. Goiânia: EdUFG, 2003.
HOBBES, Thomas. Leviathan. Introduction and Notes by J. C. A. Gaskin. New York: OxfordUniversity Press, 1996.
IANNI, Octávio. Texto comentário em: “Cultura do povo e autoritarismo das elites”. In: VALLE,E. et al. A cultura do povo. São Paulo: Cortez, 1988, p. 134-144.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Jean-Jacques Rousseau, fundador de las ciencias del hombre. In:Presencia de Rousseau. Selección de José Sazbón. Buenos Aires: Nueva Visión, 1972.
MARX, Karl. Manuscritos económico-filosóficos. Trad.: Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2003(Coleção A Obra-Prima de Cada Autor, n. 68).
PAIVA, Wilson Alves de. Descentralização político-administrativa da educação no Brasil. PresençaPedagógica, Belo Horizonte: Editora Dimensão, v. 8, n. 48, p. 53-63, nov.-dez. 2002.
PISSARRA, Maria C. P. Rousseau: a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2002.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.Trad. do francês: Iracema G. Soares e Maria C. R. Nagle. Brasília/São Paulo: Edunb/Ática, 1989.
______. Emilio ou da educação. Trad.: Sérgio Milliet. 2. ed. São Paulo: Difel, 1973.
______. Do contrato social ou princípios do direito político. Trad.: Lourdes Santos Machado. Introd. e notas:Paul Arbousse-Bastide e Lourival Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Coleção Os Pensadores).
VALLE, Edênio et al. A cultura do povo. São Paulo: Cortez, 1988.
VOLPE, Galvano Della. Rousseau e Marx: liberdade igualitária. Porto: Edições 70, 1982.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).