Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar

Autores

  • Sueli Menezes Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.3005

Palavras-chave:

Globalização;, Democracia;, Autonomia;, Exclusão

Resumo

Entendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada.  

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Publicado

30.09.2002

Como Citar

Pereira, S. M. (2002). Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar. Linhas Crí­ticas, 8(14), 119–138. https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.3005

Edição

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