Democratização da educação básica no município de São Paulo (2013-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24702

Palavras-chave:

Democratização, Educação básica, Indicadores

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a democratização da educação básica no município de São Paulo de 2013 a 2016, na administração do Partido dos Trabalhadores (PT). A abordagem metodológica foi qualitativa e documental. O problema se constituiu na questão: quais seriam alguns dos indicadores de avanços na democratização da educação básica? Foram levantados alguns deles: valorização dos(as) profissionais; elevação da qualidade social pela universalização do acesso e trabalho sistemático para garantia de permanência das mais diversas aprendizagens; incentivo à participação e à autonomia nas e das escolas e esforço na formulação, aprovação e implantação de políticas democratizantes.

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Biografia do Autor

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação Escolar pela UNESP e professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de pedagogia e no PPGE, na linha de pesquisa Educação Escolar: Teorias e Práticas e coordenando o DEFORGES ”“ Grupo de estudos e pesquisas em organização escolar: democracia, direitos humanos e formação de gestores. E-mail: rmmnascente@gmail.com

Vagnum Dias da Silva, Secretaria da Educação do Município de São Paulo

Mestre em Educação pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. É diretor de escola da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Participa do DEFORGES ”“ Grupo de estudos e pesquisas em organização escolar: democracia, direitos humanos e formação de gestores. E-mail: vagnergeo_1@hotmail.com

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Publicado

23.07.2020

Como Citar

Moschen Nascente, R. M., & Dias da Silva, V. (2020). Democratização da educação básica no município de São Paulo (2013-2016). Linhas Crí­ticas, 26, e24702. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24702

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