Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23252

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência Auditiva, Matemática, Sala de aula, Equipe Multidisciplinar

Resumo

Este artigo procura responder ao desafio de pensar a inclusão de alunos com Deficiência Auditiva em uma aula de Matemática. Nesse sentido, contrariamos o olhar simplista de ver o trabalho dos diferentes profissionais envolvidos sem que seja estabelecida uma coordenação entre eles. Ademais, propomos um conjunto de práticas de ensino para ajudar os professores de Matemática e o intérprete a enfrentarem as dificuldades inerentes à inclusão de alunos com Deficiência Auditiva na aula de Matemática e, em particular, desafiamos o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre a equipe profissional envolvida.

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Biografia do Autor

Anabela Cruz-Santos, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança (Educação Especial) pela Universidade do Minho, Portugal. É Professora da Universidade do Minho - Portugal, atuando no Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial (DPEEE)

Maria Helena Martinho, Universidade do Minho

Doutora em Didáctica da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal. É Professora da Universidade do Minho - Portugal, atuando no Instituto de Educação, no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão. 

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Publicado

25.02.2019

Como Citar

Cruz-Santos, A., & Martinho, M. H. (2019). Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática. Linhas Crí­ticas, 25, e23252. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23252

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

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