Por uma educação científica que problematize a mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19850

Palavras-chave:

Mídia, Paulo Freire, Educação e Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo do trabalho é defender que umas das finalidades mais importantes para o ensino de ciências é a de problematizar a mídia. Para isso, primeiramente é feita uma discussão teórica sobre a epistemologia e  a educação freireana. Nela, dá-se destaque ao papel da problematização no processo de conscientização. Em seguida, é realizada uma discussão sobre o papel da mídia na sociedade, ressaltando-se seus usos políticos. A partir desta discussão faz-se uma revisão de artigos sobre Educação e Mídia e Mídias e Ensino de Ciências com o objetivo de destacar as principais potencialidades desta aproximação. Por fim, argumenta-se que somente uma educação científica que problematize a mídia permite uma formação cidadã e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Cardoso, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências (Ensino de Física). Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP-SPO). Dedica-se às interfaces entre Divulgação Científica e Ensino de Ciências e entre Epistemologia e História das Ciências e Ensino. É membro do Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo).

Ivã Gurgel, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências (Ensino de Física) e doutor em Educação (Ensino de Ciências), é professor do Instituto de Física da USP. Dedica-se a pesquisas em Epistemologia e História das Ciências, em especial História da Física nos séculos XIX e XX, e Teorias Críticas de Currículo. Coordena o Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo).

Referências

Bévort, E., & Belloni, M. (2009). Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, 30, 1081-1102.

Caldas, G. (2006). Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação e Sociedade, Campinas, 27, 117-130.

Cardoso, D., Gurgel, I., Noronha, A., & Watanabe, G. (2015). Texto Jornalístico sobre Ciência: uma análise do discurso sobre a natureza da ciência. Revista Alexandria, 8(3), 229-251.

Chomsky, N. (2013). Mídia: Propaganda política e manipulação. São Paulo: Martins Fontes.

Delizoicov, D., Angotti, J., & Pernambuco, M. (2002) Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Editora Cortez.

Freire, P. (2015). Extensão ou Comunicação. São Paulo: Editora Paz e Terra.

Freire, P. (2014) Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P., & Macedo, D. (1990) Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo: Editora Paz e Terra.

Freire, P., & Shor, I. (2011). Medo e Ousadia. São Paulo: Editora Paz e Terra.

Jarman, R., & McClune, B. (2007) Developing Scientific Literacy:Using News Media in the Classroom. New York: Open University Press.

Kellner, D., & Share, J. (2008). Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação & Sociedade, Campinas, 29, 687715.

Pezzo, M. (2011). Ensino de Ciências e Divulgação Científica: Análise das Recontextualizações entre as Revistas Carta Capital e Carta na Escola. Dissertação, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Pezzo, M. (2016). Olhares de Professores de Ciências em Formação sobre as Mídias, sua Inserção no Ensino e a Educação para as Mídias. Tese, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Pezzo, M., & Pierson, A. (2013). Especificidades e complementaridade entre Ensino de Ciências e Divulgação Científica: reflexões a partir da análise mensal voltada à inserção das “atualidades” no ambiente escolar. IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 1, 3093-3097.

Pinheiro, R. (2015). Leitura crítica da mídia à luz de Paulo Freire: Uma reação ao silenciamento de educandos e educadores na História da Educação In: Anais do XII EDUCERE: Formação de professores, complexidade e trabalho docente-. Curitiba: Champagnat, 1, 25281-25297.

Ribeiro, R. A., & Kawamura, M. R. D. (2008). Ensino de Física e formação do espírito crítico: reflexões sobre o papel da divulgação científica. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1, 1-12.

Teixeira, M. (2002) Pressupostos do jornalismo de ciência no Brasil. In: Massarani, L.; Moreira, I. & Brito, F. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 133-142.

Zimmerman, C., Bisanz, G. L., & Bisanz, J. (1999) ‘Science at the supermarket: What’s in print, experts’ advice and students’ need to know’, In: Annual meeting of the National Association for Research in Science Teaching, Boston, MA.

Downloads

Publicado

11.02.2019

Como Citar

Cardoso, D., & Gurgel, I. (2019). Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Crí­ticas, 25, e19850. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19850

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.