Experiência de autocuidado nos processos formativos

uma análise fenomenológica hermenêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18984

Palavras-chave:

Experiência, Formação, Autocuidado

Resumo

O artigo relata a experiência de estudantes envolvidos em um projeto que tem como foco o autocuidado, visando, por meio deste, a promoção da saúde dos docentes de uma rede municipal de ensino. Antes de irem a campo, os estudantes vivenciaram formações relacionadas ao autocuidado, elaborando experiências e saberes implicados no processo. Com essa perspectiva, percebese que uma preparação prévia no aspecto formativo, ao desenvolver projetos sobre cuidado, se mostra uma possibilidade de exercitar maneiras diversificadas de preocupação e ocupação consigo mesmo, assim como de formar aprendizes críticos e reflexivos, para uma atuação mais consciente e significativa.

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Biografia do Autor

Clara Maria Miranda de Sousa, Universidade de Pernambuco

Clara Maria Miranda de Sousa é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (UPE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (UPE) e Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professora na rede estadual da Bahia. E-mail: claradassis@gmail.com

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Marcelo Silva de Souza Ribeiro é Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Université du Québec À Chicoutimi (UQAM). Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Graduado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (UPE) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Vale do São Francisco (UNIVASF). E-mail: mribeiro27@gmail.com 

Tamires de Lima Sousa Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Tamires de Lima Sousa Santos é Graduada em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). E-mail: tdelima20@gmail.com

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Publicado

15.11.2018

Como Citar

Sousa, C. M. M. de, Ribeiro, M. S. de S., & Santos, T. de L. S. (2018). Experiência de autocuidado nos processos formativos: uma análise fenomenológica hermenêutica. Linhas Crí­ticas, 24, e18984. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18984

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade