A influência do afeto no aprendizado de línguas: um foco em ansiedade
Palavras-chave:
Língua, aprendizado, ansiedade, brasileiros, estudantesResumo
Devido à prevalência da Ansiedade como uma das variáveis afetivas mais influentes no processo de aprendizagem de língua estrangeira, este estudo teve como objetivo mapear, analisar e discutir os fatores geradores de Ansiedade em Línguas Estrangeira (Horwitz et al, 1991) experimentada por um grupo de estudantes brasileiros de inglês. A investigação foi conduzida em uma escola de idiomas localizada na cidade de São Carlos, estado de São Paulo, Brasil. Os sujeitos foram vinte nove alunos de nível básico e pré intermediário. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso e os instrumentos de pesquisa foram uma escola, diários e entrevistas semiestruturadas. As autoras identificaram os três fatores constituidores do construto Ansiedade em Língua Estrangeira, a apreensão em situações de comunicação, o medo da avaliação negativa e a ansiedade causada por testes como os elementos predominantes na geração da ansiedade diagnosticada no grupo pesquisado. Devido à interdependência destes fatores ansiogênicos, foi concluído que sua identificação e mapeamento podem ser relevantes na orientação de novas pesquisas neste campo e de professores de línguas que deseje, abordar e superar o problema da ansiedade de seus alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


