Escrevendo o futuro: perspectivas docentes sobre o uso de Inteligência Artificial na produção escrita em Língua Estrangeira

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53707

Mots-clés :

Ensino de Língua Estrangeira, Escrita, Inteligência Artificial, Percepção, Professores

Résumé

Este artigo investiga a percepção de professores de Língua Estrangeira (LE) de uma universidade quanto ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento da escrita dos alunos. Esta é uma pesquisa descritiva de levantamento quantitativo que utiliza um questionário para a coleta de dados. Inicialmente, realizou-se uma busca sobre as principais IAs para a escrita e suas vantagens e desvantagens. A população-alvo são os professores de LE de uma universidade de Curitiba. Devido ao tempo limitado, optou-se por um estudo de pequena escala. O questionário foi aplicado em 2023, e 13 professores o responderam. Os resultados revelam uma divisão de opiniões: alguns veem a IA como benéfica para os alunos, enquanto outros acreditam que prejudica a escrita. Entretanto, todos concordam que é importante abordá-la cautelosamente. Isso pode ser atribuído à possível falta de familiaridade que alguns docentes demonstraram com a IA, o que pode representar um obstáculo para sua adoção. Sugere-se que professores e alunos adquiram as competências necessárias para usar as ferramentas de IA de maneira proveitosa, considerando sua presença crescente nas aulas de LE. Isso requer que os docentes entendam como integrá-las ao ensino e preparem os alunos para uma realidade com a IA.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1984), mestrado em Engenharia de Produção (área de concentração Mídia e Conhecimento) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2002) e doutorado em Tecnologia (linha de pesquisa Mediações e Culturas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2015). É professora efetiva da UTFPR desde 1993, onde atua no Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM). Ministra aulas no curso de Letras-Inglês, no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) e também no curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras da UTFPR (IsF -UTFPR), coordenadora Adjunta do Programa English Teaching Assistant (ETA) da Comissão Fulbright na UTFPR e coordenadora do centro de línguas - CALEM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Inglesa e Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras. Seus interesses de pesquisa incluem Computer Assisted Language Learning (CALL), telecolaboração on-line (Virtual Exchange) e formação docente para o uso de tecnologia.

Maria Luisa Pitz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atualmente no 7 período da licenciatura em Letras Inglês na Universidade Tecnológica Federaldo Paraná (UTFPR), é bolsista do Buddy Program no Departamento de Relações Interinstitucionais (DERINT) no campus Curitiba. Dentro do DERINT, atuou como estagiária de tradução (2022). Já atuou como instrutora de língua inglesa pelo Cultural Norte Americano (CNA) (2023) e professora de inglês pela rede estadual de ensino do estado do Paraná (2023). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Inglesa. Seus interesses de pesquisa incluem a Inteligência Artificial (IA) e formação docente para o uso de tecnologia.

Références

ALI, Z. Artificial Intelligence (AI): a review of its uses in language teaching and learning. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING & COMPUTER SYSTEMS, 6., 2019, Pehang. Iop Conference Series Annals. Pekan: Iop Conference Series, 2020. v. 769, p. 1-7. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1757-899X/769/1/012043. Acesso em: 11 jul. 2023.

CASSIDY, C. Australian universities to return to “pen and paper” exams after students caught using AI to write essays. The Guardian, 20 jan. 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/australia-news/2023/jan/10/universities-to-return-to-pen-and-paper-exams-after-students-caught-using-ai-to-write-essays. Acesso em: 22 set. 2023.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N. How to: teach English with technology. Essex, UK: Pearson Education Limited, 2007.

FARRINGTON, B. AI: “Grandeur” or “Servitude”?. In: YAZDANI, M.; GELLING, R. (Ed.). Computer Assisted Language Learning. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1989. p. 67-75.

FEUERRIEGEL, S. et al. Generative AI. Business & Information Systems Engineering, p. 111-126, fev. 2024.

FRANCO, M. Três em cada 10 alunos já usaram inteligência artificial, diz pesquisa do Google: levantamento mostra que 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar de IA e 73% querem mais tecnologia na escola. Folha de S.Paulo, 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhateen/2023/07/tres-em-cada-dez-alunos-ja-usaram-inteligencia-artificial-diz-pesquisa-do-google.shtml. Acesso em: 20 jul. 2024.

KELLER, L.; HENRIQUES, M. (Org.). Devemos temer o uso da Inteligência Artificial na educação?: Docentes da UFSM avaliam como as novas tecnologias podem impactar o ensino brasileiro. UFSM: Universidade Federal de Santa Maria, 16 jun. 2023. Disponível em: https://www.ufsm.br/2023/06/13/uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao. Acesso em: 11 set. 2023.

KIM, N.J.; KIM, M.K. Teacher’s perceptions of using an artificial intelligence-based educational tool for scientific writing. Frontiers In Education, v. 7, n. 2, p. 537-550, 29 mar. 2022. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2022.755914/full. Acesso em: 03 set. 2023.

KOHNKE, L.; MOORHOUSE, B.L; ZOU, D. ChatGPT for language teaching and learning. Relc Journal, Singapore, v. 54, n. 2, p. 537-550, 03 set. 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/00336882231162868. Acesso em: 19 set. 2023.

LEITE, L. S. et al. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MAGALHÃES, A. L.; CIRIACO, D. (Ed.). O que são prompts no ChatGPT? Canal Tech, 2024. Disponível em: https://canaltech.com.br/apps/o-que-sao-prompts-no-chatgpt/. Acesso em: 20 abr. 2024.

MARQUES, E. Inteligência Artificial para escrever textos: como a ia está transformando a escrita. Como a IA está transformando a escrita. Awari, 20 jul. 2023. Disponível em: https://awari.com.br/inteligencia-artificial-para-escrever-textos-como-a-ia-esta-transformando-a-escrita/?utm_source=blog&utm_campaign=projeto+blog&utm_medium=Intelig%C3%AAncia%20Artificial%20para%20Escrever%20Textos:%20Como%20a%20IA%20Est%C3%A1%20Transformando%20a%20Escrita. Acesso em: 9 out. 2023.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MOREIRA, H. Motivation profiles of physical education teachers. 1995. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) – University of Exeter, Exeter, Great Britain, 1995.

PARREIRA, A.; LEHMANN, L.; OLIVEIRA, M. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 113, p. 975-999, out. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nM9Rk8swvtDvwWNrKCZtjGn/?lang=pt#. Acesso em: 13 set. 2023.

POKRIVCAKOVA, S. Preparing teachers for the application of AI-powered technologies in foreign language education. Journal of Language and Cultural Education, Warsaw, v. 7, n. 3, p. 135-153, 25 dez. 2019. Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/jolace-2019-0025. Acesso em: 13 set. 2023.

RUSSEL, S.; NORVING, P. Artificial Language: a modern approach. New Jersey: Prentice-Hall, 1995.

SCHMIDT, T.; STRASSER, T. Artificial Intelligence in Foreign Language Learning and Teaching. Anglistik, Heidelberg, v. 33, n. 1, p. 165-184, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360929120_Artificial_Intelligence_in_Foreign_Language_Learning_and_Teaching_A_CALL_for_Intelligent_Practice. Acesso em: 25 abr. 2024.

SCHULZE, M.; HEIFT, T. Intelligent CALL. In: THOMAS, M.; REINDERS, H.; WARSCHAUER, M. (Ed.). Contemporary Computer-Assisted Language Learning. London: Bloomsbury Academic, 2012. p. 249-265.

SENTANCE, S. Recognising and responding to English article usage errors: an ICALL based approach. 1993. 346 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Curso de Phd Doctor Of Philosophy, University of Edinburgh, Edinburgh, 1993. Disponível em: https://era.ed.ac.uk/handle/1842/20176. Acesso em: 02 out. 2023.

STOCKWELL, G. Mobile assisted language learning: concepts, contexts and challenges. Cambridge, Mass: Cambridge University Press, 2022.

TEGMARK, M. Vida 3.0: o ser humano na era da inteligência artificial. Trad. Petê Rissatti. São Paulo: Benvirá, 2020.

TREDINNICK, L.; LAYBATS, C. The dangers of generative artificial intelligence. Business Information Review, v. 40, n. 2, p. 46-248, jun. 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/02663821231183756. Acesso em: 25 abr. 2024.

TURING, A. M. Computer machinery and intelligence. Mind: New Series, Oxford, v. 59, n. 236, p. 433-460, Out. 1950. Disponível em: https://redirect.cs.umbc.edu/courses/471/papers/turing.pdf. Acesso em: 29 jul. 2023.

YANG, M. New York City schools ban AI chatbot that writes essays and answers prompts. The Guardian, 6 jan. 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2023/jan/06/new-york-city-schools-ban-ai-chatbot-chatgpt. Acesso em: 27 abr. 2024.

YANHUA, Z. The Application of Artificial Intelligence in Foreign Language Teaching. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION (ICAIE), 21., 2020, Tianjin. Anal. [S.l.]: Institute Of Electrical And Electronics Engineers, 2020. p. 40-42.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-23

Comment citer

Martins, C. B. M. J., & Pitz, M. L. (2024). Escrevendo o futuro: perspectivas docentes sobre o uso de Inteligência Artificial na produção escrita em Língua Estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT11. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53707

Numéro

Rubrique

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.