Os rituais comunicativos no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira

Auteurs-es

  • Alcinéia Emmerick de Almeida USP

Mots-clés :

sociolinguística, comunicação, interação verbal, rituais comunicativos, ensino/aprendizagem de língua estrangeira

Résumé

Interagir em língua estrangeira, i.e., realizar rituais comunicativos dentro dos seus aspectos linguísticos e extralinguísticos, significa fazer coabitar vários universos de referenciais, várias construções e recortes do real, podendo até alguns segmentos se encavalarem; significa também ser capaz de se distanciar desse universo ‘natural’ ”“ a própria língua ”“ ao qual estamos tão acostumados e protegidos, para aprender a reconhecer como legítimos outros pontos de vista, outros valores. Devido aos saberes e conhecimentos partilhados por membros de uma mesma cultura ou grupo social e das representações que cada indivíduo constrói acerca de seu mundo e do outro a partir de sua própria experiência de vida é que surge a necessidade de se conhecer o comportamento interacional próprio dos falantes de uma determinada língua que se aprende. No ritual, destacam-se os atos convencionais com suas formas linguísticas estereotipadas, e seu valor dialógico (quando um indivíduo faz contato com outro espera-se uma réplica deste).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2006-06-01

Comment citer

Almeida, A. E. de . (2006). Os rituais comunicativos no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 5(1), 06–15. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28328

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.