Os rituais comunicativos no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira

Autores

  • Alcinéia Emmerick de Almeida USP

Palavras-chave:

sociolinguística, comunicação, interação verbal, rituais comunicativos, ensino/aprendizagem de língua estrangeira

Resumo

Interagir em língua estrangeira, i.e., realizar rituais comunicativos dentro dos seus aspectos linguísticos e extralinguísticos, significa fazer coabitar vários universos de referenciais, várias construções e recortes do real, podendo até alguns segmentos se encavalarem; significa também ser capaz de se distanciar desse universo ‘natural’ ”“ a própria língua ”“ ao qual estamos tão acostumados e protegidos, para aprender a reconhecer como legítimos outros pontos de vista, outros valores. Devido aos saberes e conhecimentos partilhados por membros de uma mesma cultura ou grupo social e das representações que cada indivíduo constrói acerca de seu mundo e do outro a partir de sua própria experiência de vida é que surge a necessidade de se conhecer o comportamento interacional próprio dos falantes de uma determinada língua que se aprende. No ritual, destacam-se os atos convencionais com suas formas linguísticas estereotipadas, e seu valor dialógico (quando um indivíduo faz contato com outro espera-se uma réplica deste).

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Publicado

2006-06-01

Como Citar

Almeida, A. E. de . (2006). Os rituais comunicativos no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 5(1), 06–15. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28328

Edição

Seção

Artigos