“But, don’t you think...?”: chat educacional para a reflexão na formação inicial de professores de inglês
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1369Mots-clés :
Chat educacional;, Formação inicial de professores de inglês;, Atividade de reflexãoRésumé
Resumo
Este artigo objetiva investigar a participação de alunos-professores em um chat educacional e as reflexões propiciadas ou não por meio do uso desse gênero digital. Partimos do pressuposto de que a atividade de reflexão situada pode ser uma das ferramentas para a formação de professores comprometidos com suas práticas e capazes de orientar e tomar decisões com base em seus contextos de atuação. Os dados analisados são de uma pesquisa conjunta desenvolvida por pesquisadores de duas universidades estaduais do norte do Paraná. Os participantes da pesquisa são alunos-professores dos terceiro e primeiro anos do curso de Letras-Inglês. Os resultados demonstram que o uso do chat educacional pode ser adequado a situações em que o aluno-professor tenha sua voz ouvida e quebre padrões de assimetria entre professor e aluno-professor.
Palavras-chave: Chat educacional. Formação inicial de professores de inglês. Atividade de reflexão
“But, don’t you think...?”: educational chat for reflection in pre-service English teacher education
Abstract
This article aims to investigate the participation of pre-service teachers in an educational chat and the reflection promoted or not by the use of this digital genre.The investigation is based on the assumption that the activity of situated reflection can be one of the tools for educating teachers committed to their practices and capable of making decisions by assessing their professional contexts. The data analyzed are part of a joint research developed by researchers from two state universities in the north of Paraná. The research participants are pre-service teachers from third and first years in an English Language undergraduate degree. The results show that the use of educational chats can be adequate to situations in which pre-service teachers have their voices heard and break asymmetry patterns between teacher educators and pre-service teachers
Keywords: educational chat; pre-service English teacher education. Situated reflection.
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