Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada

Autores

  • Sheilla Andrade Souza IFTM
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1450

Palavras-chave:

Produção escrita;, Ferramentas digitais;, Modos semióticos

Resumo

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Brasília; objetiva apresentar uma proposta de produção escrita apoiada em reflexões sobre leitura e escrita na contemporaneidade. A proposta consistiu na produção de um pôster biográfico sobre o líder religioso Dalai Lama, com o propósito de criar oportunidades para os aprendizes desenvolverem capacidades escritas, assim como, fazerem uso de ferramentas digitais. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação. Esperou-se que a atividade permitisse os aprendizes ampliarem o conhecimento de mundo a partir do desenvolvimento da leitura e da escrita em língua inglesa. Os dados revelaram que apesar das dificuldades, de uso da língua e manuseio das ferramentas digitais, os participantes realizaram a atividade proposta e houve uma ampliação do conhecimento de mundo através da língua inglesa.

Palavras-chave: Produção escrita. Ferramentas digitais. Modos semióticos.

 

Reading and writing practices in a contemporary society: a multimodal production

Abstract

This article is an excerpt of a master's research developed at the Applied Linguistics Graduate Program at the University of Brasilia; It aims to present a a written production propose supported by reading and writing reflections on the contemporary society. The proposal was the production of a biographical poster on the religious leader Dalai Lama, in order to create opportunities for learners to develop written capacities, as well as make use of digital tools. The methodology used was an action research. It was expected that the activity would allow learners to amplified the world knowledge from the development of reading and writing in English language. The data revealed that despite the difficulties of language use and handling of digital tools, participants performed the activity proposed and there was an expansion of knowledge of the world through the English language.

Keywords: Written production. Digital tools. Semiotic modes.

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Biografia do Autor

Sheilla Andrade Souza, IFTM

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Estrangeira pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2003). Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro câmpus de Paracatu. Desenvolve pesquisa na área do ensino de línguas para fins específicos dentro da perspectiva dos novos e múltiplos letramentos e da multimodalidade. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e cursos de aperfeiçoamento para não nativos nas seguintes instituições: Harvard University - Faculty of Arts and Sciences; Cape Cod Community College and Kaplan International.

Maria da Glória Magalhães dos Reis, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2008). Foi leitora de português na Université de Franche-Comté ministrando também cursos de francês para estrangeiros e de teatro brasileiro para o curso de Artes do Espetáculo. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da UnB - Universidade de Brasília, atuando na área de ensino de língua estrangeira. Realiza pesquisas sobre discursos orais e desenvolvimento da oralidade, subjetividade e identidade em LE. 

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Publicado

2017-02-14

Como Citar

Souza, S. A., & Reis, M. da G. M. dos. (2017). Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: uma produção multimodalizada. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 15(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1450

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